A Payot, indústria nacional de cosméticos, vem conseguindo aumentar significativamente a produtividade de seus funcionários e colaboradores desde que instalou na empresa o BRmultiaccess, solução da BRconnection que permite à empresa avaliar e controlar o acesso à web, monitorando o acesso a sites, bloqueando endereços e controlando o envio e recebimento de e-mails. Com uma rede composta por cerca de 60 usuários internos e 30 externos, a Payot sempre esteve preocupada com a má utilização da Internet pelos seus funcionários.
A empresa vinha utilizando uma solução para ter controle sobre os sites que seus funcionários estavam navegando e mensagens que recebiam e enviavam. Porém, o produto tinha limitações, e todo controle da utilização tinha de ser feito por técnicos da empresa fornecedora da solução, o que gerava alto custo com suporte técnico. Em 2002, a empresa decidiu adquirir uma nova solução e o BRmultiaccess. Segundo José Aparecido Lourençon, gerente de sistemas da Payot, a opção pelo produto da BRconnection ocorreu levando-se em conta a possibilidade de administração da solução pelo próprio departamento de sistemas da empresa. “Com o BRmultiaccess, toda a permissão e proibição de acessos e gerenciamento do conteúdo das mensagens recebidas e enviadas é feito internamente, oferecendo agilidade e segurança ao processo”, declara o executivo.
Desde a instalação do software da BRconnection, a Payot vem avaliando os relatórios emitidos pelo BRmultiaccess e, com isso, cria lista dos endereços de sites não autorizados para navegação. A relação de endereços proibidos é feita de forma individual em alguns setores e por grupos em outros departamentos da empresa, de acordo com a freqüência e intensidade da utilização da web. Assim, endereços muito acessados, que nada tinham a ver com o trabalho, foram bloqueados. Além disso, através da interface de administração, a indústria de cosméticos consegue restringir o tamanho máximo dos e-mails enviados e recebidos, determinar quais usuários podem enviar ou receber arquivos anexos, estabelecer quantidade máxima de destinatários, bloquear spams e verificar conteúdo dos e-mails que entram e saem da empresa por meio de relatórios.
Agora, a perda na produtividade por utilização da web com assuntos não profissionais e e-mails com conteúdo pessoal, não é mais uma preocupação da Payot. “Em um ano e meio, conseguimos um ganho de 50% na produtividade dos funcionários e, com certeza, a eficiência e o grande poder de restrição do BRmultiaccess foram decisivos para que nossos empregados deixassem de usar a Internet com operações supérfluas”, afirma Lourençon. O gasto com serviços de suporte técnico também reduziu de forma significativa.
O BRmultiaccess disponibiliza um servidor de e-mail que gerencia as contas de correio eletrônico da empresa e, a Payot se beneficiou deste recurso, pois conseguiu criar contas de e-mail para colaboradores que ficam fora da sede na empresa no formato [email protected]. Para impedir que um vírus ataque a rede, a Payot adquiriu o antivírus da Kaspersky, que integra-se ao software e verifica a existência de códigos maliciosos em todos os e-mails recebidos e enviados. Para monitorar a navegação na Internet, controlar o correio eletrônico de seus funcionários e aplicar antivírus em toda as mensagens da rede, a Payot investiu cerca de R$ 2.500.
A Payot também utiliza o firewall com alarmes, que garante a segurança da rede local, barrando todas as tentativas de invasão. Estas ações podem ser avaliadas em tempo real ou através de relatórios de gerenciamento, permitindo controle pelo administrador da rede. Há também a possibilidade da criação de alarmes que serão disparados no momento em que uma determinada ação ocorrer.