O semestre fechou em alta para as empresas do pequeno varejo do Estado de São Paulo. Segundo dados da Pesquisa Conjuntura do Pequeno Varejo (PCPV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), as vendas tiveram alta de 8,4% no semestre. Na comparação com junho de 2007, o crescimento foi de 10,2%.
O segmento de lojas de material de construção apresentou o maior crescimento de faturamento no mês de junho, 32,4%, em relação ao mesmo período de 2007. No semestre, o desempenho fechou com alta de 31,2%. Como nos meses anteriores, o segundo melhor resultado ficou com as lojas de vestuário, tecidos e calçados que tiveram um bom crescimento, apontando alta de 10,4% no contraponto ao mesmo período de 2007 e acumulado de 9,4% no ano.
O setor de móveis e decorações alcançou alta de 8% na comparação com junho de 2007, e chegaram a 7,9% de elevação em 2008. As lojas de eletroeletrônicos apresentaram alta de 6,9% no faturamento, mediante ao mesmo período de 2007. No semestre, os resultados atingem queda de 0,1%, o que pode ser considerado estabilidade. As farmácias e perfumarias tiveram alta de 1% no faturamento de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, e acumulam baixa de 1% em 2008.
O segmento de Alimentos e Bebidas mostrou uma alta de 0,6% em junho, na comparação interanual, mas no acumulado do ano apresenta queda de 1%. O pior desempenho da PCPV continua a ser o das lojas de autopeças e acessórios, que apresentaram baixa de 14,3% no contraponto a junho do ano anterior. No semestre, o setor acumula queda de 19,4%.