As vendas no pequeno varejo começaram 2008 em alta. O faturamento cresceu 3,2% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2007, segundo apurou a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). A PCPV é apurada mensalmente pela entidade junto a cerca de 600 estabelecimentos comerciais no Estado de São Paulo. O resultado obtido pelo pequeno varejo em janeiro foi sustentado pela flexibilidade no financiamento, o aumento da renda e da confiança do consumidor com a recuperação do emprego. A expectativa que é 2008 será um ano de boas oportunidades, mesmo com o mercado competitivo.
O setor de materiais de construção registrou o melhor desempenho da PCPV, com alta de 29,9% no contraponto a janeiro de 2007. O ano também começou bem para este segmento de móveis e decoração, que em janeiro registrou crescimento de 4,6% ante ao mesmo período do ano anterior. O faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados atingiu, em janeiro, alta de 3,5% em relação ao mesmo período de 2008.
Do outro lado, a concorrência com o grande varejo afetou o desempenho deste grupo, que em janeiro registrou baixa de 4,4%. O faturamento real das lojas de eletroeletrônicos caiu 4,6% no contraponto a janeiro de 2007. O setor alimentos e bebidas, que é o mais importante na composição da PCPV justamente pela participação no orçamento familiar, apresentou em janeiro, o mesmo comportamento visto em 2007, e iniciou 2008 com queda de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as lojas de autopeças e acessórios sofreram queda de 21,4%.