Embora ainda seja uma prática nova no Brasil, algumas empresas e comércios já aderiram às campanhas de mobile marketing, por geolocalização via telefones celulares. Um dos motivos é o acesso rápido das marcas, que buscam, cada vez mais, dialogar facilmente com seus clientes.
É o caso das Lojas Pernambucanas. No final do ano passado, a rede, com 296 unidades pelo Brasil, ofereceu descontos aos seus clientes por meio de mensagens no celular. A ação foi desenvolvida pela Kanamobi – empresa de inteligência em mobile marketing -, orientada a resultado – e impactou os consumidores próximos às lojas, por meio de geolocalização. Ao todo foram mais de 80 mil cupons entregues, com uma taxa de conversão de 13,58% – aproximadamente 10,8 mil usuários. Essa margem representa um aumento de 200% no número de vendas da companhia.
A ação
Em um único dia, os clientes das Pernambucanas foram impactados por teasers – chamariz -, apresentando a promoção “Black Friday”, na qual usuários de telefones móveis receberam cupons de descontos que davam direito às liquidações da data. Os consumidores, cadastrados nas lojas para receber promoções, tinham a possibilidade de aceitar ou não o recebimento do cupom. Uma vez aceito, bastava um clique na opção Cupom SMS e já estavam habilitados para aproveitar os benefícios do vale-desconto no celular.
A vontade do cliente
Um dos motivos do sucesso de campanhas de mobile marketing está no formato simples do planejamento e gerenciamento das informações, obtidas após a autorização dos usuários. Além de ajudar a entender melhor os gostos e preferências, contribuem para vender mais e auxiliam na mensuração de resultados no marketing nas empresas.
“Esse formato de ação apresenta um resultado bastante positivo. A explicação está na possibilidade de ações por geolocalização e, consequentemente, na possibilidade de entregar uma oferta para o consumidor que está próximo da loja”, explica Cristiano Kanashiro CEO e Fundador da Kanamobi.