Conforme a pesquisa “2003 Retail CIO”, conduzida pela IBM Business Consulting Services em parceria com a revista Executive Technology, o investimento em tecnologia da informação (TI) em 2002 aumentou de 1,8% para 2,1 % do total de vendas do setor varejista. Além disso, a pesquisa destaca várias áreas de investimento, que incluem terceirização, remodelação de pontos de venda, relatórios e análises empresariais, as quais constituem as prioridades atuais dos CIOs do setor varejista. Estes investimentos estão sendo feitos como meio para melhorar a capacidade de resposta ao cliente, impulsionar a produtividade e aumentar a flexibilidade da empresa.
A pesquisa é baseada em entrevistas com CIOs e executivos de TI de empresas varejistas líderes na América do Norte, Europa e Ásia. As empresas pesquisadas têm receitas anuais superiores a 100 milhões de dólares, sendo que aproximadamente a metade delas supera 1 bilhão de dólares anual.
Entre as transformações mais importantes previstas nos investimentos em TI, os CIOs indicaram um notável aumento na terceirização de TI nos próximos 3 a 5 anos, sendo que 40 % deles revelaram intenções de alocar pelo menos 20 % ou mais de seus orçamentos a projetos terceirizados. Isso equivale a mais que o dobro da taxa de terceirização atual no setor. Os objetivos citados incluem, redução dos custos operacionais, aumento da capacidade de resposta a imprevistos e interrupções inesperadas, acesso a habilidades e capacidades chave, e liberação de capital para investi-lo nas atividades-fim do negócio.
“Esta pesquisa comprova que os varejistas enfrentam um mercado com crescentes desafios, onde as regras da concorrência mudam constantemente. Esta também é a realidade das redes varejistas na América Latina, mesmo considerando que o volume de investimentos em TI e o grau de maturidade das novas tecnologias aplicadas ao setor não se encontram nos mesmos patamares globais. O atual ambiente de negócios requer, hoje mais do que nunca, que os varejistas alinhem a tecnologia da informação à estratégia do negócio para concorrer com eficácia”, afirma Ricardo Gomez, líder do setor de distribuição da IBM Business Consulting Services para a América Latina.
As áreas como call centers, infra-estrutura de loja e administração de aplicativos, aproximadamente um terço dos CIOs esperam trabalhar com parceiros que possam oferecer preços variáveis, utilizado em modelos de terceirização.
Em termos de investimentos em TI nas lojas, a maioria dos varejistas prevê implementar soluções tecnológicas que resolvam seus principais problemas de negócio recorrentes: análises e relatórios executivos; atualização dos sistemas de ponto de venda (POS); integração de sistemas e processos de negócio; técnicas de administração de estoque e mercadoria; estima-se que a implementação de Linux como o ambiente operacional dentro da loja será quintuplicada nos próximos 3 a 5 anos.