Pesquisa mostra consumidor confiante
Sustentada pelo forte apelo emocional, o Dia das Mães é a data festiva mais otimista para os lojistas, atrás apenas do Natal. Na ânsia de agradar às mães, os consumidores estão com uma grande disposição de compra para este ano. De acordo com a Sondagem de Opinião do Consumidor, realizada pelo departamento econômico da Fecomércio Minas, 68% dos entrevistados planejam comprar presentes para o Dia das Mães, contra 58% da sondagem realizada em 2010.
“Isso demonstra que o consumidor está mais disposto para comemorar, o que significa oportunidades de negócios gerados pela data”, aponta a coordenadora do departamento econômico da Fecomércio Minas, Silvânia Araújo. Aqueles que não comemoram a data, segundo pesquisa, o principal motivo é não terem a quem presentear, com 56,38% das respostas. Mas mesmo com a porcentagem desses que não festejam, há vários indicadores positivos para o varejo. Um deles é que 35% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais do que em 2010; e 23,5% planejam gastar, pelo menos, a mesma quantidade em relação ao último ano.
Para as compras, o cartão de crédito continua sendo a primeira opção para pagamento, com 57,6% das respostas. Entretanto, 31,4% dos consumidores, a fim de evitarem dívidas, planejam comprar à vista. O endividamento não faz parte dos planos dos consumidores neste ano. Um percentual de 93,4% dos entrevistados não pretende se endividar com os presentes. “A menor pretensão ao endividamento explica-se pelo ticket médio, pois 50% estimam gastar de R$30 a R$ 100 em seu presente. Já 29,3% irão gastar na faixa de R$150 a acima de R$ 1.000”, afirma a economista Silvânia Araújo.
O que pesa, em relação à escolha da loja, é o preço, com 29,4% das respostas.Os consumidores procuram locais com preços mais baixos, promoções, variedades e bom atendimento. O mau atendimento faz com que 46% dos entrevistados deixem de comprar no local. Os lugares mais procurados para as compras são os shoppings centers e, dentre os diversos produtos preferidos pelos consumidores, o líder absoluto são as roupas, com 39,9% das respostas.