Pesquisar para vender

O Mercado Pago, ecossistema de pagamentos que atende vendedores
e compradores do Mercado Livre e de outras lojas online no Brasil e América
Latina, realizou uma pesquisa com 520 internautas para conhecer suas intenções
de compras para o Dia dos Namorados. Os resultados revelam que a data,
comemorada no Brasil no dia 12 de junho, tem potencial para aumentar as vendas
do comércio online. “De acordo com a pesquisa, 50% pretendem comprar o
presente de seus pares pela internet neste ano e, além disso, 72% afirmam que
aproveitarão as ofertas da data para comprarem produtos para uso pessoal”,
revela Celina Ma, gerente de Marketing do Mercado Pago.

Pensando nisso, o Mercado Pago preparou um guia com
dicas para que os varejistas online se preparem para aproveitar bem esta data.
A primeira dica trata da necessidade de avaliar o estoque da loja com
antecedência e provisionar as vendas para a data. “Não dá para correr o
risco de perder vendas por falta de produto”, alerta Celina. Segundo a
pesquisa com os internautas, os produtos mais procurados para presentear os
namorados estão nas seguintes categorias: celulares (23%), perfumaria (19%),
moda (17%), beleza e saúde (17%) e flores (9%). Além disso, 30% indicaram que
ainda não se decidiram sobre o que comprar, o que indica oportunidades para
vendedores de todas as categorias de produtos.

Considerando o apelo emocional da data, e que muitos consumidores
buscam por itens com preço mais baixos, uma embalagem elaborada pode valorizar
as famosas “lembrancinhas”. Esse cuidado diferencia uma loja das
demais, deixa o consumidor feliz e aumenta a conversão. Para os e-commerces que
trabalham com a oferta de serviços, essa também é uma época para aumentar a
rentabilidade. Muitos apaixonados buscam oferecer experiências diferenciadas
para seus pares, como por exemplo, um jantar especial, algumas horas relaxantes
em um spa, ou uma viagem para destinos de aventura. “Vale aproveitar a
data para montar pacotes para casais e oferecer descontos especiais, de acordo
com os seus perfis: jovens casais – que estão juntos a pouco tempo – ou para
casados de longa data, por exemplo”, sugere Celina.

O guia ainda destaca a oportunidade dos e-commerces de
serviço fazerem parcerias entre si, o que pode gerar mais apelo na venda e
ampliar o número de pedidos. “Um loja online de flores, por exemplo, pode
fazer parceria com hotéis ou SPAs para oferecerem combos especiais para a
data”, comenta a gerente de Marketing.Outras dicas incluem a preparação da
homepage (página inicial do site) com boas fotos dos produtos e a correta
categorização dos itens disponíveis no site. A divulgação, como sempre, é alma
do negócio, por isso, o Guia também sugere o envio de e-mail marketing para a
base de clientes e a realização de campanhas de marketing para alcançar novos
consumidores.

Para driblar os efeitos do momento econômico do nosso país e
oferecer produtos a preços competitivos, as promoções são essenciais para
atrair os clientes para a loja. “A pesquisa que fizemos revela que 34% das
pessoas pretendem gastar até R$100 com o presente de Dia dos Namorados e 42%
pretendem gastar entre R$101 e R$300”, afirma Celina. Os consumidores
também dão preferência por compras com pagamentos facilitados e parcelamento
sem juros.

O guia lembra também a grande
importância da qualidade do atendimento ao cliente e do pós-venda. Alguns
pontos destacados são: “Prepare a sua equipe para responder às dúvidas dos
interessados pelos produtos” e “Se prepare para devoluções e seja
flexível”. Afinal, como previsto em Lei, o cliente pode
desistir de uma compra online no período de 7 dias e devolver o produto,
solicitando seu dinheiro de volta.

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