Apenas 50% das pessoas que utilizam pesquisas de mercado confiam nas conclusões e recomendações dos relatórios apresentados pelos Institutos. É o que revela a sondagem desenvolvida pela Omni Marketing e Gauss Consulting. Foram ouvidas 133 empresas diferentes, divididas em micro, pequeno, médio e grande porte dos setores de indústria, comércio e serviço. A pesquisa mostra ainda que usar as pesquisas como apoio para tomada de decisão não faz parte do dia a dia da maioria dos entrevistados. Cerca de 28% das pequenas e médias organizações se baseiam nas recomendações dos Institutos e somente 40% delas confiam nas conclusões dos mesmos.
Quanto aos critérios de amostragem, 41% dos entrevistados não têm dúvidas em relação a isto. No quesito interpretação dos resultados, mais da metade dos respondentes consideram-se plenamente competentes para interpretar os relatórios de pesquisa, tendo maior dificuldade em analisar os gráficos, margens de erro e diferença de bases. O estudo revelou também que apenas 43% dos respondentes estão totalmente satisfeitos. Esse cenário é intensificado quando cruzado com a pergunta “Acha importante saber ler e interpretar os resultados de uma pesquisa para ter uma visão mais crítica sobre as conclusões e recomendações apresentadas por um instituto?”. Neste ponto, 98,7% responderam “sim”, sendo que 69% deles consideram imprescindível.
Paralelo a este cenário, foi percebido uma elevada correlação entre a confiança nas conclusões e recomendações e o alcance das expectativas quanto ao relatório final. “Viabilizar análises de fácil entendimento é um fator crítico para que os pesquisadores promovam confiabilidade e credibilidade às suas conclusões e recomendações”, explica Rafael Scucuglia, diretor de operações da Gauss. Percebe-se também certa disparidade quando o assunto é “consultar o pesquisador” para entender os resultados da pesquisa. Embora 44% dos entrevistados consultem os responsáveis para entender os resultados, 29% deles nunca ou raramente o fazem.
Para completar, um resultado preocupante: entre os entrevistados que declararam já terem tomado decisões baseadas em pesquisa, 30,5% deles informam terem errado em suas decisões. Esse percentual é constante para qualquer tamanho de empresa, inclusive as de grande porte.