Os animais de estimação estão cada vez mais tomando espaço nas famílias e recebendo muitos cuidados especiais por parte de seus donos. Segundo recente estudo Nielsen sobre pet food, que apresentou tendências de longo prazo desse mercado, entre os mais de 48 milhões de lares brasileiros, 46% já contam com a presença de cães e 18% de gatos. Além disso, esses xodós já são considerados os novos filhos, uma vez que quase 70% dos lares com pets não têm crianças.
De acordo com o estudo, os hábitos de alimentação saudável já estão migrando para o mercado pet food, composto por itens secos ou úmidos e snacks. Atualmente, 37% dos lares do país já compram algum tipo de pet food para cães e 15% para gatos. Entretanto, ainda há muitas oportunidades de investimento e crescimento nesse segmento, uma vez que os donos que não compram pet food representam 9% para cães e 3% para gato.
Onde vivem?
Onde estão concentrados esses bichinhos domésticos? A maioria está na região sul do país, onde há famílias grandes (cinco ou mais componentes) e com maior poder aquisitivo para investir em uma alimentação natural e saudável. “Esses lares, mesmo com a instabilidade econômica do país, continuam muitas vezes com os mesmos hábitos de consumo”, comenta Lucas Araneo, executivo de atendimento da Nielsen.
E em quais locais os donos optam para comprar esses itens? O estudo Nielsen aponta que o volume de compra e desembolso no Pet Shop é maior por ocasião que no Supermercado (é o dobro para cães e o triplo para gatos), por exemplo. Contudo, os consumidores costumam ir mais vezes aos Supermercados para fazer compras para seus pets, mas levando menores quantidades. “No final, os dois canais têm a mesma importância, pois um é mais frequentado e o outro o consumidor acaba gastando mais por ida ao local”, aponta Araneo.
Opção em outros canais
Mesmo com o bolso não tão apertado, os donos de pets buscam um melhor custo benefício, optando por diferentes canais de compra. E é nesse cenário que o Atacarejo, também conhecido como Cash&Carry, ganha relevância, já que cresce 12% e atinge 12,4 milhões de pessoas que compram a categoria de pet food nesse formato de loja. Os dados do estudo mostram que 14% dos consumidores são exclusivos deste canal, ou seja, não compram em outro. E 6% dos consumidores de Supermercado já efetuam as compras no Atacarejo.
Outro dado interessante é que quase 50% das compras de petiscos/sachets é feita como reposição – fora da compra de abastecimento – o que mostra que os pets, ou os “novos filhos”, recebem alguns mimos de seus donos no dia a dia.