A Philips Consumer Electronics criou uma estratégia totalmente nova para a venda de seus produtos pela Internet. O projeto Philips e-com você, em funcionamento há quase seis meses, tem mostrado resultados animadores. A estratégia consiste em criar parcerias com lojas virtuais e trabalhar na criação de soluções exclusivas para que os clientes aumentem suas vendas de produtos Philips via internet.A meta da companhia pare este ano é gerar cerca de 800.000 leads adicionais para seus parceiros em 2004, o que significa um valor em vendas de aproximadamente R$ 11 milhões.
No momento, o Philips e-com você trabalha com parceiros que já possui um canal de vendas digital, como a Americanas.com, Submarino, Shoptime, Fast Shop, Magazine Luiza, Extra e Panashop. Outros acordos estão sendo negociados. Para esses clientes, a estratégia da Philips é baseada em três pontos fundamentais.
O primeiro é a geração de leads, que consiste em levar clientes em potencial para o site do parceiro. Isso é feito a partir do site da Philips ou por intermédio de um acordo com os principais buscadores do país: Buscapé, Bondfaro, Já Cotei e Central de Desejos.
No primeiro caso, o internauta se interessa por um produto no site da Philips, clica no botão “Pesquisar preço” e imediatamente tem acesso a uma tabela com uma lista de lojas de parceiros do Philips e-com você. A tabela traz a relação de preços e as condições de pagamento do produto pesquisado em cada uma das lojas virtuais. Trata-se de um serviço exclusivo, que auxilia o consumidor a encontrar o melhor negócio. Com apenas um clique, ele pode adquirir o produto Philips na loja de sua preferência.
No segundo caso, a Philips patrocina a área de eletroeletrônicos dos principais buscadores. Em troca, tem espaços exclusivos para a exibição de seus produtos, garantindo assim uma geração de leads ainda maior para os parceiros do Philips e-com você. A Philips foi a primeira fabricante a apostar na parceria com as os buscadores no país.
A segunda estratégia é o suporte à venda que a Philips disponibiliza a seus parceiros, outro recurso inédito no Brasil. Quando o cliente entra na página do produto na loja online, além de encontrar especificações técnicas e informações gerais sobre o que quer comprar, tem acesso a duas aplicações exclusivas: o Assistente Virtual Philips e a Experimentação Virtual.