André Azevedo e Klever Kolberg, pilotos do Rally Paris-Dakar, utilizam a experiência que adquiriram durante 15 anos no deserto para desenvolver palestras motivacionais e seminários sobre conceitos de planejamento estratégico, voltado para empresas. As palestras são usadas desde 1992, e já foram apresentadas em mais de 200 empresas. Em 1998 criaram o seminário “Rally”, onde os participantes aprendem, disputando um rali de regularidade, a trabalhar em equipe, administrar riscos e tomar decisões em conjunto.
Na fase de preparação do seminário, um consultor visita a empresa interessada em participar da atividade e estabelece, de forma personalizada, o objetivo do evento. Em seguida é a vez dos organizadores irem ao local indicado pela empresa para levantar o percurso do rali, elaborando uma planilha que apresenta o roteiro, as velocidades, o tempo a ser cumprido, os obstáculos, as dificuldades e todo o circuito que deverá ser percorrido.
Após esta fase de preparação tem início as palestras com os pilotos André e Klever, que abordam os tópicos previamente selecionados, relacionando o desafio do deserto e o mundo dos negócios. Após a conferência, os participantes formam equipes e assistem a uma aula de rali em que são apresentados os conceitos básicos, as regras da competição ética e com segurança, as dicas do que fazer e o que nunca fazer, as funções (pilotagem, navegação, roteiro, controle do tempo e da distância e facilitação) que serão distribuídas pela própria equipe e as necessidades da perfeita integração, do planejamento, da confiança individual e da confiança no grupo.
Concluída a aula de rali é reservado um tempo para o exercício do planejamento, da criatividade e do trabalho em equipe, para então ser dada a bandeirada de largada, onde os presentes tornam-se “pilotos” e têm de vencer o desafio de um rali de regularidade com PCs (postos de controle) secretos. Ao fim da competição o seminário prossegue com uma reunião para facilitação do aprendizado e o evento é encerrado com uma cerimônia de premiação.