Plano de negócio 4.0: sua empresa está pronta para essa revolução?

Autor convidado: Fábio Lima, consultor e mentor de empresários e executivos, especialista em gestão empresarial. CEO da LCC – Light Consulting e Coaching

Estabelecer um plano de negócio é a melhor maneira de traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes para poder iniciar um empreendimento. Com a elaboração de um planejamento, é possível verificar a viabilidade, reduzir riscos, elencar oportunidades, criar metas e identificar pontos fortes e fracos de uma atividade.

Mas é importante lembrar que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige pesquisa, comprometimento, persistência, dedicação ferrenha e muita criatividade.

Cada empresa é diferente, mas todas têm uma necessidade em comum. Com a transformação digital, o ciclo de vendas também muda. Toda empresa enfrenta o desafio de obter informações em tempo real sobre o envolvimento de processos, produtos e clientes.

É por isso que você deve considerar a Indústria 4.0 como sua melhor aliada.

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a indústria 4.0 reúne um amplo sistema de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, que estão modificando os modelos tradicionais de produção e negócios em todo o mundo.

ADAPTAÇÃO TEM QUE ACOMPANHAR OBJETIVOS

O caminho a ser seguido pelas indústrias que buscam uma adaptação a essa nova realidade deve estar ligada ao propósito do negócio – que vai além da venda ao cliente e geração de lucro. Segundo Frank Piller, todas as empresas precisam se questionar sobre a sustentabilidade de seus modelos de negócios existentes. Fundamentalmente, um modelo de negócio é uma hipótese de gerenciamento sobre:

  • O que os clientes querem;
  • Como eles querem;
  • Como uma empresa pode satisfazer esses desejos e lucrar com isso.

O foco da empresa deve permanecer na satisfação do cliente, mas com a utilização de todos os recursos introduzidos pela indústria 4.0. É dessa forma que se consegue adicionar valor à proposta entregue ao consumidor e potencializar os resultados obtidos. A coligação entre negócios e tecnologia é o que pode diferenciar um empreendimento de seus concorrentes. Além disso, traz a reboque benefícios, como maior eficiência, custos mais baixos, maiores receitas e processos mais inovadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima