Carey Anderson, CEO e fundador da 1datapipe

Plataforma da 1datapipe propõe inclusão financeira por meio de IA

Fazendo parte do grupo Provenir AI, solução promete uma visão de 360 graus para estabelecer um perfil de cliente robusto e confiável em tempo real

O grupo americano Provenir AI anunciou a chegada ao mercado brasileiro da 1datapipe, empresa  que, ao apresentar seus Living Identity Scores orientados por IA, vem com a proposta de inovar no cenário dos serviços financeiros ao oferecer solução exclusiva que proporciona visão 360 graus dos clientes. A novidade incorpora mais de 370 atributos personalizados, integrando dados financeiros alternativos para estabelecer um perfil de cliente robusto e confiável em tempo real. 

“Além disso, a 1datapipe ajuda as empresas a reduzirem o risco de fraude por meio de análises aprofundadas de atributos de dados financeiros personalizados, gerando um Living Identity Score que oferece percepções profundas e precisas sobre o perfil de risco de um usuário. Esses indicadores de perfil de risco permitem que as empresas tomem decisões informadas que ultrapassam as limitações do histórico tradicional de contas de crédito, possibilitando escolhas mais inteligentes e criteriosas”, assegurou Carey Anderson, CEO e fundador da 1datapipe.

Inclusão financeira consistente

Na avaliação do executivo, a América Latina enfrenta um sério desafio de inclusão financeira, com aproximadamente 70% de sua população sem acesso a serviços bancários adequados. Isso inclui indivíduos sem contas correntes ou de poupança, bem como aqueles com contas básicas que não possuem facilidades de crédito ou empréstimo. “Essa disparidade impacta intensamente o Brasil, onde mais de 60 milhões de cidadãos são afetados, destacando a desigualdade social profundamente enraizada no país. Em resposta a essas questões urgentes e com a visão de promover uma economia financeira mais segura e transparente que nossa solução foi criada”..

Utilizando a inteligência artificial e machine learning, os Living Identity Scores associam uma série de atributos de dados exclusivos ao indivíduo analisado, permitindo a criação de perfis dinâmicos dos clientes em tempo real. Esses perfis facilitam a resolução de identidade, a detecção de fraudes, a avaliação de risco de crédito e informações precisas sobre previsões de pagamento, confiabilidade e situação financeira. 

“Nossa solução de Living Identity orientada por IA representa uma força inigualável que está pronta para revolucionar o setor financeiro. Com seus recursos disruptivos, pretendemos iniciar um movimento generalizado de inclusão financeira, que pode alcançar todos os cidadãos do mercado brasileiro. Ao embarcarmos nessa jornada transformadora, redefinimos os limites do que é possível atingir, criando ondas sísmicas de mudança. O futuro chegou e, na 1datapipe, estamos determinados a revolucionar a inclusão financeira e dar início a uma nova era de oportunidades”, complementou Anderson.

Score de inclusão dos sub-bancarizados

O CEO afirma que a 1datapipe é uma empresa global de tecnologia de dados de IA cujo objetivo é oferecer um score especificamente adaptado às populações desbancarizadas ou sub-bancarizadas. O Score de Inclusão de Pessoas Sub-bancarizadas é obtido por meio da avaliação da saúde do crédito e do comportamento financeiro daqueles que não têm acesso a serviços bancários convencionais, utilizando um banco de dados que abrange 99% da população adulta brasileira e examinando mais de 370 atributos personalizados. Por meio dessa análise, os algoritmos da própria 1datapipe fornecem pontuações personalizadas em três domínios: risco de identificação e fraude, comportamento de crédito e pagamento e inclusão de sub-bancarizados.

Para calcular o score de maneira confiável, a 1datapipe utiliza a correspondência de atributos, verificação de padrão de vinculação e uma análise completa de pegadas digitais. Além disso, a empresa utiliza algoritmos próprios que comparam tendências de dados com anomalias. Os indicadores de status financeiro e acúmulo de fortuna de cada perfil são calculados e ponderados, levando em conta o histórico de comportamento de pagamento positivo e negativo. Por fim, os dados críticos que demonstram o potencial de um perfil desbancarizado são extraídos e os algoritmos geram seu score.

Ao utilizar essa análise, a taxa de aprovação de pedidos de crédito e empréstimo pode aumentar em até 99% para os usuários. “Desenvolvemos o primeiro score de pessoas sub-bancarizadas do mundo, que dá a mais de 63 milhões de cidadãos brasileiros sem conta bancária e com conta bancária restrita a oportunidade de participar da economia financeira. Nosso compromisso é atender às suas necessidades e liberar todo o seu potencial”, diz Carey Anderson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima