Autor: Sérgio Lima
Com a crise financeira assombrando o país, pequenas e médias empresas estão realizando cortes no orçamento e deixando de investir. Mas para ter resultados positivos e mais efetivos é preciso estudar qual a melhor estratégia para sua empresa. A proposta para obter ganhos é procurar novas plataformas e ações e concorrer de igual para igual com os grandes players. Quando oferecem benefícios reais, produtos ou serviços de qualidade, as empresas conseguem atingir um público qualificado com garantia de tráfego. Gerando insumos para realizar manobras de otimização durante o período de campanha em tempo real.
Não fazemos mais diferença de mídia online ou tradicional, mas buscamos a melhor estratégia para atingir um novo consumidor por meio de multimeios e em seu micro momento de vida. Ou seja, se o usuário, enquanto está navegando na internet, demonstra um comportamento com mais afinidade para esporte, vamos apresentar anúncios de material esportivo de algum cliente. Mas, se o seu investimento é a mídia online, o principal benefício para as PMEs é o controle. Por meio das mídias digitais as pequenas empresas têm mais força para concorrer com as maiores, desenvolvendo estratégias de mídia mais eficientes e econômicas
Com isso, por meio das novas plataformas de mídia, as estratégias para atingir o público alvo são integradas possibilitando o controle desde o primeiro contato com o consumidor. A partir daí, é possível realizar ações perfeitamente segmentadas, apresentando mídias relevantes, campanhas regionalizadas e, após conquistar o consumidor, desenvolver réguas de relacionamento utilizando estratégias de CRM. Tudo isso em apenas um único dash board e painel de controle. Ou seja, PMEs apostem na tecnologia e a tornem uma verdadeira aliada aos seus negócios.
Sérgio Lima é sócio e diretor de performance da FOR Results.