A maioria das marcas brasileiras estão sentindo uma queda significativa no nível de engajamento, em função da postagem automática programada para intervalos mais visitados, que acabam sujeitos a restrições do gerenciamento terceirizado dos aplicativos. Em uma amostragem de cinco marcas brasileiras (Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza, Itaú e Havaianas), dados dos últimos 90 dias mostram uma significante correlação entre baixas no engajamento do Facebook e Twitter quando as marcas postaram conteúdo às xx:00min, xx:30 min. E, em menor grau, com cinco minutos de intervalo. Segundo mostra uma pesquisa feita pela Socialbakers.
O pior resultado foi do Magazine Luiza, que postou 60% de suas atualizações às xx:00min nos últimos 90 dias. Sugerindo que a maioria das postagens de conteúdo da página são pré-agendadas e eventuais posts são minimamente limitados. A rede também apresentou a maior quantidade de tweets às xx:00min (quase metade de todos os tweets), e o Itaú não ficou muito atrás com 42% de todos os posts as xx:30min
No geral como um grupo, Itaú, Lojas Americanas, Havaianas, Magazine Luiza e Pão de Açúcar escolheram o horário mais exposto para seus posts nos últimos três meses. As Lojas Americanas destacaram-se claramente como o vencedor, com uma estratégia diversificada de publicação. O que sugere que as atualizações foram feitas em horários aleatórios. “Em geral, as marcas brasileiras têm uma vantagem enorme em comparação com outros mercados. Os brasileiros tendem a engajar muito mais nas mídias sociais e os níveis de engajamento são consistentemente maiores se comparados a outros mercados. No entanto, essa tendência positiva pode rapidamente se tornar negativa se as marcas não ficarem atentas aos melhores horários para postarem seus conteúdos”, afirma Robert Lang, CEO da SocialBaker.
“Ao usar posts programados, a maioria das marcas atualiza na hora exata, meia-hora ou múltiplos de cinco minutos. Mas nossos dados mostram constantemente que esses são na verdade os piores e mais congestionados horários para publicar qualquer conteúdo. Se você posta nesses horários, está competindo com atenção das maiores e ´mais barulhentas´ marcas do mundo e naturalmente, para a maioria das marcas, essa é uma competição que não conseguem vencer. Enquanto as ferramentas de programação oferecem grande conveniência, é vital usá-las com eficiência e entender como cada horário de post afeta o engajamento” continua ele.
Em uma comparação mais abrangente de presença das mídias sociais de outras marcas de uma mesma indústria, os dados também revelaram uma série de oportunidades perdidas no Twitter. A Havaianas aparece como a 9ª marca mais engajada das marcas de moda no Facebook do Brasil. Entretanto, no Twitter a marca não tem quase atividade, com apenas 168 interações no mês passado. Sem dados suficientes para ser comparada com outras marcas de moda da mesma plataforma. Já o Itaú aparece como a terceira marca mais engajada no Facebook dentro da indústria de serviços financeiros, seguindo de duas paginas da Caixa. Entretanto, especificamente no Twitter, o Itaú se coloca como a marca mais engajada desta indústria.
Nenhuma das marcas do varejo e e-commerce da amostragem estavam entre as Top 10 das marcas brasileiras com mais engajamento no Facebook (medindo pelo número de interações). Entretanto, o Magazine Luiza ainda conseguiu obter mais interações do que as outras marcas da amostragem e a página superou a média de engajamento das TOP 25 maiores marcas do Pais (quando considerado valores médios).