A história do Alibaba é repleta de superlativos: maior empresa de e-commerce do mundo, fez a maior oferta pública inicial de ações de todos os tempos na Bolsa de Nova York, em 2014, e é liderado por um dos homens mais ricos e poderosos do planeta, Jack Ma. Mas nem sempre foi assim. O Alibaba começou em um pequeno apartamento na cidade de Hangzhou, na China, e seu fundador era apenas um professor de inglês que sonhava em impulsionar o comércio eletrônico no país. Como ele conseguiu tanto em sua carreira? Qual é o segredo do Alibaba? E quais as lições de liderança que todos podemos aprender com essa trajetória?
Em “Por dentro do Alibaba”, lançamento da Benvirá, Porter Erisman, um dos primeiros funcionários ocidentais da empresa e ex-chefe da área de relações públicas e marketing internacional entre 2000 e 2008, mostra como Ma saiu do anonimato e fundou o Alibaba. Ela hoje conta com dez milhões de usuários nos Estados Unidos, três milhões na Índia e dois milhões no Brasil (sobretudo por meio do site AliExpress).
Porter conta histórias de como o Alibaba superou a grande bolha das empresas pontocom, lidou com as rígidas barreiras impostas pelo governo chinês, enfrentou o eBay e o Google e se reergueu depois de seguir péssimos conselhos de especialistas estrangeiros. Ele ainda analisa o papel da empresa como precursor de um novo cenário de negócios no mundo, em que o foco passa a ser o Oriente, os mercados emergentes e os novos empreendedores, e não mais o Ocidente, os países desenvolvidos e os gigantes do setor.
“Por dentro do Alibaba” é leitura essencial para todos aqueles que querem entender a diferente cultura de gestão da China e aprender lições de sucesso – e de vida – com um de seus maiores empreendedores.
Serviço
Por dentro do Alibaba
Autor: Porter Erisman
Editora: Benvirá
Páginas: 240
Preço: R$ 34,90