Presente há um ano e meio no mercado, a PortCasa, loja virtual de artigos e utensílios, comemora o crescimento de 900% no primeiro trimestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano anterior e o faturamento de R$ 2 milhões no fechamento de 2008. Um dos motivos apontados pela empresa para o crescimento são as ações de marketing on-line. O Business Plan da empresa já contemplava o investimento em marketing digital, mas a loja on-line não previa o aumento do mesmo mês a mês. Atualmente, a PortCasa dedica, mensalmente, 10% de sua receita para as ações virtuais.
Responsável por todas as ações de marketing digital e investimento em redes sociais com a contratação de empresas especializadas, Natan Sztamfater, diretor do portal, percebeu que estar presente com uma empresa no e-commerce, sem o forte empenho nesses meios, retardaria a rápida posição de liderança que vem ganhando no mercado. Ao lançar a loja no universo digital, além de se aliar a outras marcas, a PortCasa passou a contar com constantes divulgações em canais on-line, com propagação em ferramentas de busca, além de comparadores de preços.
Entre as outras ferramentas utilizadas estão os envios periódicos de campanhas de e-mail marketing pela plataforma Virtual Target. A rápida ascensão também se deve ao investimento em links patrocinados e SEO – Search Engine Optimization, com a agência Limonada Virtual. A PortCasa também faz anúncios em sites relacionados ao seu público. A entrada em redes sociais também faz parte das estratégias da empresa. A loja virtual já anuncia em portais como Facebook e divulga sua marca no Orkut. Mirando mais uma tendência, a PortCasa planeja atuar com ações através de mídias mobile.