A Portobello, empresa focada no mercado de revestimentos cerâmicos na América do Sul, reforça o investimento em tecnologia em sua área de vendas. A empresa é a primeira do segmento a utilizar o Ipad como ferramenta de comercialização. O tablet da Apple permite que a equipe de vendas agora tenha mais agilidade e mobilidade no dia a dia. Isto porque, ao negociar com clientes, é possível demonstrar imagens de ambientes e produtos em alta definição e de forma atrativa. E mais, o aparelho permite mais velocidade ao fechar pedidos, consultar estoque e fazer simulações. Como uma companhia que tem em seus valores a inovação e a sustentabilidade, o uso do equipamento também tem como objetivo reduzir impressões de materiais.
Edson Moritz, gerente de marketing da Portobello, implantou essa novidade na empresa com o intuito de demonstrar os benefícios dos produtos por meio de novas tecnologias digitais, além de dispor aos profissionais de vendas um recurso prático para auxiliar e aprimorar o desempenho. “Esse é o caminho natural para uma empresa inovadora”, destaca Moritz.
“À medida que ganhamos rapidez, a tendência é termos mais chances de fechar pedidos em curtos tempos”, é o que explica Gilberto Machado Guilin Pedreira, gerente administrativo de vendas. Já para Manoel Pedroso, gerente regional São Paulo varejo, “o Ipad é um grande instrumento de vendas que não substitui outros recursos, mas propicia maior apoio à equipe e, consequentemente, melhora a performance no atendimento aos clientes”.
Integrante do Novo Mercado da Bovespa, a Portobello obteve no ano passado lucro líquido de R$ 32 milhões, 69% superior ao obtido em 2009. A receita líquida consolidada, no mesmo período, atingiu R$ 511 milhões, 35% superior ao ano anterior.