“Não só com empresas de tecnologia, mas de uma forma geral, os consumidores apreciam práticas sustentáveis nas empresas”, afirma Jô Elias, diretora de comunicação da Nokia. Partindo de tal princípio, a empresa mantém diversas políticas de preservação do meio ambiente. As áreas de enfoque incluem questões de energia, gerenciamento de substâncias, além de devolução e reciclagem de baterias e celulares.
A empresa estuda os materiais de trabalho para poder selecionar produtos de menor agressividade ambiental. Assim, a sustentabilidade já começa sem ter que alterar nenhuma estrutura empresarial, apenas pela escolha de itens. Para a limpeza, por exemplo, há prioridade por produtos biodegradáveis e para os demais utensílios evita-se os que tenham metal pesado.
Além disso, também nota a importância de obter certificações de consciência ambiental, que mostram ao cliente as ações que estão sendo tomadas. “Todos os resíduos são tratados e coletados seletivamente, com emissão mensal de certificados de destinação”, indica. A Nokia também possui um selo socioambiental, adquirido por ter sido a primeira empresa do Pólo Industrial de Manaus a apoiar a política de agregação de valor socioambiental à produção. A companhia também tem posição de destaque no ranking de empresas mais sustentáveis feito pela Greenpeace.