A DHL Solutions, unidade de negócios de armazenagem e distribuição da DHL, anuncia a adoção de uma solução que permite unir o sistema de entrega dos transportes terrestre de cargas. Apostando na tecnologia móvel, a DHL Solutions uniu os PDAs a internet sem fio. Atualmente, os mensageiros estão conectados de ponta a ponta. Isso quer dizer que pelo handheld, eles podem emitir o ticket da retirada que avisará a DHL, de forma on-line, que a operação foi concluída. Todo o sistema está interligado e ele revela em detalhes quando a remessa saiu da casa do remetente, chegou a central, foi despachada pelos entregadores e, finalmente, entregue ao cliente.
Em parceria com a tecnologia GSM da TIM, o novo sistema de controle das entregas vem possibilitando a companhia informar, em tempo real, aos clientes o status correto das suas encomendas. Isso é feito por meio da central de atendimento e também pelo site. “Nossa maior preocupação era com o tráfego das informações, pois a informação é mais importante do que qualquer ação para o cliente”, revela Ivan Peres, chefe de qualidade em transporte da DHL Solutions.
Neste primeiro momento, o novo sistema está sendo adotado por 120 motoristas em um raio de 200Km, em São Paulo e também em todo interior do estado. A meta é expandir o uso da solução para o Distrito Federal, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, disponibilizando o sistema para mais de 200 pessoas que compõem a frota.
“O índice de aceitação foi alto e podemos acionar os entregadores a todo instante. Assim, temos a liberdade de mudar a rota a qualquer momento, de acordo com o pedido do cliente”, revela com entusiasmo Perez. “Isso nos dá tanta mobilidade que podemos entregar qualquer tipo de produto. Como as informações são emitidas em tempo real conseguimos, por exemplo, preparar todo o sistema de entrega de acordo com as exigências do produto”, completa.
Com a adoção da tecnologia sem fio, a DHL também customizou o tempo de entregadores e clientes. A mudança resultou em mais mobilidade para a empresa, que conseguiu baixar significativamente os índices de reentregas e reduzir em 50% o número das chamadas da central de atendimento ao cliente.