Preço não é o único caminho

Autor: Paulo Ancona
 
Para que se aproveite a expectativa de melhora do cenário, mesmo que em médio prazo, é preciso se adequar à nova realidade econômica, empresarial e pessoal de consumidores. Todas as atividades sofreram recuos, o poder de compra e de realizar negócios diminuiu – de forma até drástica algumas vezes. O que implica em uma readequação de produtos, serviços, valores e condições de pagamento.
 
Portanto, reconhecer as novas demandas, realidade e necessidades dos consumidores e dos parceiros comerciais não deixou de ser tão fundamental quanto antes, mas urge revisão e providências. Sair da empresa e observar o que está à volta, realizar pesquisas com os reais clientes, tanto na relação B2B ou B2C, são ações importantes. Sem isso, corre-se o risco de entrar numa “briga de preços” resultando apenas em perdas.
 
Os levantamentos feitos com a metodologia correta, que busca entender, de fato, a percepção dos parceiros e clientes, permite implantar as mudanças necessárias de forma objetiva. Ambientes em constante mutação exigem metodologias ágeis, que provoquem mudança de cultura, equipes capacitadas em novos processos enxutos, menores custos e melhores resultados. Tudo com foco na real percepção de valor dos clientes.
 
As empresas devem aproveitar esse momento para se reinventar. Não existe alternativa e ficam como resultado e legado o fato delas saírem mais fortes quando esse ciclo crítico passar.
 
Paulo Ancona é sócio-diretor da consultoria Vecchi Ancona

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