O Google Brasil divulgou uma pesquisa inédita sobre as tendências de consumo dos brasileiros para o Dia das Mães – data mais importante do calendário do varejo no primeiro semestre. Apesar da crise econômica, os consumidores demonstraram otimismo: 90% dos respondentes pretendem comprar algo para a data (comparado com 88% em 2015). Desse total, a intenção é gastar, em média, R$ 467,00. O valor é 15% maior do que o pretendido no ano passado. Entre os que vão às compras, 65% pretendem presentear mais de uma pessoa.
O estudo ainda revelou que os consumidores passaram a pesquisar muito mais antes da compra (80% vs. 41% em 2015). Em geral, 77% procuram em sites de busca e comparação de preços, 67% em lojas online e 53% em lojas físicas. “As pessoas estão muito conscientes da limitação do seu dinheiro e de como precisam fazer um uso eficiente dele”, diz Carolina Rocha, gerente de insights do Google Brasil.
Lista de presentes
Roupas, acessórios e calçados são mais uma vez os presentes mais desejados (62%). Em seguida, estão produtos para uso pessoal (50%), como perfume e produtos de beleza. Lembranças (41%), como flores e chocolates, aparecem nas terceira posição. Depois, surge: itens para a casa (26%), como utensílios domésticos e móveis; eletroeletrônicos e eletrodomésticos (25%), como smartphones; viagens (8%) e artigos esportivos (4%).
Uso do smartphone
Outro destaque do estudo é o aumento do uso dos smartphones nas várias fases do processo de compra. O mobile já é a forma usada por 15% das pessoas para efetuar suas compras e por 22% para pesquisar.
Encomendada pelo Google, a pesquisa realizada pelo Ibope ouviu 1500 brasileiros de 18 a 55 anos das principais regiões do país (Grande SP e Interior, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador), das classes A, B e C, que costumam realizar compras online (fizeram ao menos uma nos seis meses anteriores à pesquisa).
Mães conectadas
Dentre os 204 milhões de brasileiros, 66 milhões são mães (contra 50 milhões de pais e 30 milhões de crianças). Elas adoram a internet: 75% acessaram a web nos últimos dias e 53% acessam a internet todos os dias. Dentre as mães responsáveis por crianças de 0 a 8 anos, 76% possuem smartphone.
O Dia das Mães é um grande momento do ano para o YouTube. As buscas na plataforma por conteúdo relacionado ao universo materno crescem mais de 50 vezes na semana anterior ao evento. O interesse se concentra em músicas para as mães, filmes de homenagens, mensagens e dicas de presentes. “Hoje, existem muitos canais de criadores no YouTube que publicam conteúdo com foco nas mães, futuras mamães e seus filhos o ano todo. É um segmento que não para de crescer”, diz Natália Duarte, especialista em desenvolvimento de conteúdo para marcas do Google para a América Latina