O Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni & Associados, anuncia dados do mais recente estudo sobre bens de consumo. A apuração aponta o perfil e o comportamento de compra do consumidor. A apuração aponta que os itens de informática aparecem com maior intenção de compra pelos consumidores, com 13,8%, um crescimento de 2,6% em relação à apuração do primeiro trimestre deste ano. A categoria cine e foto, como TVs e máquinas fotográficas digitais, detém 12,6% da preferência.
“O resultado é um reflexo das sucessivas quedas no valor cambial do dólar, o que estimula a aquisição desses produtos, aliado ao interesse crescente dos consumidores das classes C e D por artigos dessas categorias”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar, da FIA.
A pesquisa também revela que na lista de desejos, os equipamentos da linha branca, como geladeiras e fogões, têm 10,6% das atenções dos brasileiros. Na seqüência estão os itens do grupo telefonia e celulares, com 9,8%. O estudo traz na seqüência os segmentos de móveis (6,8%) e eletro-eletrônicos (6,2%). Em seguida, a pesquisa relaciona material de construção, com 5,4%, automóveis e motos (4,0%), cama, mesa e banho, com 2%, e eletroportáteis, com 1,6%. O estudo contou com a participação de mais de 500 consumidores da cidade de São Paulo.