A rede carioca Proforma, resultado da fusão das academias Proforma e Leblon, mesmo após a união, quer continuar a ser identificada como academia de bairro, que conhece bem os alunos e presta um serviço personalizado. “A diferença é que agora vamos ultrapassar o conceito de bairro para região – a Zona Sul. Nosso público-alvo são os moradores dessa área, que já conhecem o trabalho das academias duas academias”, explica Guilherme Borges, consultor de marketing contratado para desenvolver e implementar a estratégia de consolidação da rede. Para atingir esse objetivo, a Proforma está fazendo um grande investimento em recursos humanos e em programas de CRM (Customer Relationship Manager).
“Decidimos investir em pessoal e em ferramentas que nos dêem mais informações sobre o nosso cliente, pois acreditamos que o formato de só comprar novos equipamentos e realizar reformas já está ultrapassado”, completa Guilherme. Entre as ações já anunciadas está a construção de um portal na Internet, onde professores, funcionários e alunos poderão se comunicar, trocar mensagens, acompanhar o treinamento e agendar aulas e horários.
O ponto de partida para todo esse processo foi dado em novembro quando as duas academias lançaram simultaneamente a campanha “Queremos ouvir você”, realizada junto aos alunos, professores e funcionários, onde todos foram convidados a dar sugestões de como melhorar os serviços das unidades e transformá-las em academias sob medida. A campanha registrou mais de 3.000 sugestões, reclamações e elogios aos serviços atualmente prestados. “Iniciaremos agora a segunda fase da campanha onde iremos executar boa parte das demandas que surgiram na fase inicial”, informa Guilherme.