Munidos de tecnologia, os clientes estão cada vez mais conectados e informados, de forma rápida e fácil. Seja por computador, smartphone ou tablet, a internet se tornou grande aliada na busca de informações sobre empresas, produtos ou serviços, apoiando no processo de decisão de compra. Estudo realizado pela Nielsen aponta que 81% dos consumidores fazem pesquisas on-line de produtos e 83% fazem compras ativamente pela internet. Essa realidade impõe enormes desafios às empresas. E quem souber atuar nessa Era da hiperconectividade terá grandes oportunidades, já que a presença ativa de clientes no mundo on-line pode ajudar – e muito! – proporcionando a chance de oferecer serviços e produtos de acordo com as suas vontades e necessidades específicas.
Na visão de Edson Barbieri, managing director da ExactTarget Latam, a principal dentre as inúmeras oportunidades proporcionadas por esse amplo ambiente multicanal em que os clientes hiperconectados estão inseridos é a capacidade de comunicação one-to-one entre empresas e clientes, de forma inovadora. “Esse é um tipo de consumidor que está disposto a compartilhar suas preferências e deseja que as informações que compartilha sejam utilizadas a favor de uma comunicação assertiva e relevante”, afirma.
Nesse sentido, a ExactTarget traz ao mercado soluções de marketing digital interativo cross-chanel, no modelo SaaS, Software as a Service, possibilitando a comunicação de empresas com seus clientes por meio de e-mail marketing, dispositivos móveis, mídias sociais e sites, com o objetivo de mantê-los engajados com as marcas e, claro, gerar receita. Afinal, um cliente satisfeito, participa mais e compartilha com os amigos sua satisfação e experiências positivas. “A suíte de soluções integradas da ExactTarget permite aos profissionais planejar, automatizar, entregar, mensurar e analisar campanhas de marketing digital, além de otimizar dados e informações em tempo real para engajar consumidores e expandir as vendas, incrementando o retorno dos investimentos em marketing”, explica Barbieri.
E já pensando no futuro, Barbieri conta que a ExactTarget apresentou, recentemente, a próxima geração do ExactTarget Marketing Cloud, que agregará as soluções de e-mail, mobile, internet, automação de marketing e análise de dados às inovações em social marketing, com a incorporação das soluções Buddy Media, Radian6 e Social.com. Todos os produtos serão disponibilizados como aplicativos modulares ou de forma integrada. “O ExactTarget Marketing Cloud irá transformar a forma como as empresas se conectam com seus clientes, além de otimizar suas interações em tempo real”, afirma Scott Dorsey, CEO da ExactTarget, uma empresa Salesforce, revelando que a previsão de lançamento é no primeiro trimestre de 2014.
A solução vai de encontro às transformações do mercado em relação às interações em tempo real, uso de dados e relacionamento multicanal, segundo Barbieri. “O mercado brasileiro ainda está se desenvolvendo no âmbito das ações de marketing focadas nos canais digitais, mas pode-se dizer que está caminhando a passos largos e já há diversas empresas preparadas para atender de forma satisfatória seus consumidores hiperconectados”, comenta.