Este ano o público jovem foi o alvo da Tim para o desenvolvimento das campanhas finalistas do 19 ° Prêmio Abe md. A iniciativa mostrou que o poder colaborativo das redes sociais foi o grande plano da operadora, a qual somou resultados inéditos a companhia. “O próprio público-alvo nos ajudou a montar a oferta, em uma iniciativa inédita no mercado brasileiro de telefonia”, conta a gerente de Digital Advertising da TIM Brasil, Adriana Fernandes. Em entrevista exclusiva ao Portal ClienteSA, a executiva revela os objetivos e efeitos dos cases que estão concorrendo a premiação.
São três as campanhas que concorrem à premiação, todas voltadas aos clientes do TIM beta, plano desenvolvido para os jovens em uma ação que todos participam por meio do crowdsourcing, nas redes sociais. “O plano não é comercializado nas lojas da TIM e funciona através da distribuição periódica de chips feita pelos clientes indicados”, explica Adriana, evidenciando o poder colaborativo que os clientes possuem dentro das estratégias de marketing digital.
“Desenvolvemos essa ação diferenciada para incentivar ainda mais a interação na fanpage do TIM beta que, hoje, conta com mais de 500 mil participantes. A ideia era também destacar que a empresa continua dando voz aos seguidores do plano, que foi desenvolvido em parceria com os consumidores”, explica Adriana Fernandes.
Tim Beta Live 2
Essa ação foi realizada pela segunda vez. Trata-se de um show exclusivo para clientes selecionados do plano TIM beta. Os próprios usuários da oferta escolheram a atração, em uma votação que contava com três opções de bandas. O grupo escolhido – o Charlie Brown Jr., realizou a apresentação no dia 27 de setembro de 2012, no Cine Joia, em São Paulo. “Desta vez, foi fechada uma parceria com o Google, que possibilitou a transmissão ao vivo do show via YouTube”, diz Adriana. “Cerca de 2,5 milhões de pessoas vivenciaram os atributos de nossa marca e impactamos mais de 23 milhões de usuários únicos com a campanha. O show ao vivo foi assistido por mais de 48 mil pessoas”, finaliza.
O Blablablâmetro é um game social disponível na página do TIM beta (www.timbeta.com.br) e que mede a influência dos jovens nas redes sociais, além da utilização da linha pelos clientes. Os usuários são “pontuados” de acordo com o uso, como acesso a redes sociais, chamadas, envio de torpedos etc. “Essa ferramenta permitiu à TIM ´segmentar´ ainda mais os clientes TIM beta. Assim, criou-se a categoria de ´Beta Labs´, usuários com pontuação superior a 4 mil pontos e que têm vantagens, como tarifas diferenciadas, chips para distribuição aos amigos, entre outros benefícios”, diz Fernanda. “Após o lançamento do Blablablâmetro, tivemos 39% da base de clientes participando ativamente do game”, finaliza.