Em geral, os empreendedores têm dificuldades de medir o retorno das ações de marketing realizadas para atrair um consumidor no seu estabelecimento, sobretudo no varejo físico, que ainda carece de mecanismos de acompanhamento e registro. Para auxiliar nesse cenário, os empresários do segmento de food service passam a contar com uma nova ferramenta que determina e compara o custo para conquistar um cliente, com dados do setor. Desenvolvida pelas empresas Sischef e SumOne, a solução está disponível online para todo o Brasil e é gratuita: a Custo do Cliente.
O varejo físico sempre apostou em diversas ferramentas de marketing para atrair o consumidor para dentro do seu estabelecimento, como outdoors, rádio, jornais, distribuição de flyers, revistas e internet. Mas, em um cenário de incertezas no comércio, medir o retorno deste investimento e saber o quanto custa um cliente pode ser estratégico para negócios retomarem o crescimento e prosperarem.
Segundo Carlos Eduardo de Souza, diretor de marketing e cofundador da empresa SumOne, a maior dor dos donos de negócios como restaurantes, bares, lanchonetes de fast food é adquirir novos clientes quando há pouco dinheiro a ser investido. “Essa é uma forma que encontramos para ajudar cada micro, pequeno e médio empresário do ramo, mostrando quanto o mercado está investindo e qual seria o valor de investimento em marketing ideal para trazer mais clientes para loja dele. Talvez com o diagnóstico, ele perceba que a forma como está fazendo a gestão de marketing não é a mais correta e que ele precisa direcionar o investimento para outras ferramentas”, completa.
Como funciona
O custo para trazer um novo cliente para a loja (mais conhecido como CAC) é uma métrica de marketing que determina o investimento médio utilizados nas ações para conquistar o consumidor. O cálculo é a proporção entre o total investido nas áreas de marketing pelo número de novos clientes. “Se o empresário investiu R$ 1mil em marketing, como mídia social e captou 10 clientes, o custo é de R$ 100 por cliente”, explica Souza.
O diagnóstico online leva em consideração outros aspectos para a análise comparativa da concorrência, como o tipo de segmento de alimentação, a localização, o gasto médio do cliente no estabelecimento e as ações de marketing usadas. O empreendedor coloca os dados nos campos solicitados e a ferramenta determina o investimento mensal com ações de marketing, a quantidade e o valor gasto para ter novos clientes por mês. A plataforma também fornece a análise comparativa do investimento na aquisição de novos clientes, em relação aos concorrentes diretos, o que é fundamental para a construção de uma estratégia eficiente.