Marcelo Scarpa, diretor executivo do Digio

Quase metade dos usuários de cartões já pagam por aproximação

Segundo pesquisa realizada pelo Digio, plataforma digital de serviços financeiros, 48% das pessoas consultadas afirmaram que realizam seus pagamentos por aproximação. Apontando os fatores praticidade e segurança como motivadores, estão adotando o hábito do contactless seja por meio do cartão físico  ou carteira virtual (wallet) em smartphones ou smartwatches. Deste número, 10% afirmaram usar essa função pois não precisam tocar nas maquininhas e assim se sentem mais distantes dos riscos da pandemia. 

A tendência de crescimento dessa modalidade de pagamento é comprovada também pelo estudo Panorama dos Meios de Pagamento no Varejo Brasileiro, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com o Instituto QualiBest. Segundo essa sondagem, o método cresceu 469,6% entre 2019 e 2020, momento mais crítico da pandemia em que o uso de recursos para evitar contato era maior, e movimentou R 41 bilhões.

Um outro levantamento, feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), evidencia que a inclinação se manteve forte em 2021. Os pagamentos sem contato ou por aproximação, no segundo trimestre deste ano, cresceram 694%, somando R 34,4 bilhões, ante R 4,5 bilhões no mesmo período do ano passado.

Recentemente, inclusive, o Digio anunciou a integração do cartão ao Apple Pay, para que os clientes utilizem a solução com o cartão virtual Digio. Em 2020, a bantech disponibilizou o Google Pay e o cartão contactless para os clientes. “Há um grande crescimento do uso de soluções tecnológicas que agregam os métodos de pagamento. Sentimos que nossa base de clientes tem respondido muito a outras funções e, segundo a pesquisa, só 13% não conhece a solução. Vamos continuar educando nossos clientes sobre os diversos temas relacionados às finanças e facilitar cada vez mais a experiência de compra”, reforça Marcelo Scarpa, diretor executivo do Digio.

Cartão Virtual
Quando o assunto é cartão virtual, 81% dos entrevistados contaram que já utilizam essa função em suas transações e 52% entendem sobre a dinâmica de segurança e praticidade dessa opção. Enquanto 36% ainda prefere utilizar a opção física do cartão. Esse estudo foi divulgado em julho de 2021.

O cartão virtual é uma funcionalidade que permite tornar as transações mais seguras, já que utiliza um outro número, validade e código de segurança. Ele deve ser utilizado apenas para realizar compras na internet ou por aplicativos, além de compartilhar o mesmo limite mensal com o cartão físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima