Quem é a classe média?

Composta por cerca de 108 milhões de pessoas, a classe C brasileira gastou mais de R$ 1,17 trilhão em 2013 e movimentaram 58% do crédito no país, segundo o estudo Faces da Classe Média, fruto da parceria entre Serasa Experian e Data Popular. Hoje, a classe média está mais concentrada na região Sudeste do Brasil, com 43%, seguida de Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (8%). Se a classe C formasse um país, seria o 12º em população, com mais habitantes que a Alemanha, o Egito e a França, e a 18ª nação do mundo em consumo, podendo pertencer ao G20.
Em 2014, pretende a classe C pretende consumir 8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras e 4,5 milhões de tablets, como mostra o estudo. “Ao conhecer melhor essa classe, é possível empreender novas frentes de consumo e abordar com precisão esses mercados, gerando melhores condições de crédito para o consumidor e movimentando a economia do Brasil”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.
Os estudos segmentaram a classe média em quatro grandes grupos: Promissores, Batalhadores, Experientes e Empreendedores. O primeiro conta com 14,7 milhões de pessoas, 19% da classe média, e forma um grupo composto por jovens, com média de idade de 22,2 anos. Os solteiros são maioria (95%), 59% têm ensino médio completo e 57% têm emprego com carteira assinada. Outras características marcantes são que 72% acessam a internet e, mesmo jovens, já vivenciaram situações de aperto e a necessidade de endividamento. Ao todo, 51% confidenciaram que se descontrolam financeiramente. Além disso, o grupo consome R$ 230,8 bilhões.
Os batalhadores representam 39% da classe média, com 30,3 milhões de pessoas, idade média de 40,4 anos e 48% possuem ensino fundamental completo. Nesse segmento, os solteiros somam 72%, 49% possuem registro profissional com carteira assinada e 41% acessam a internet. Este é o maior grupo e, graças ao seu tamanho, é o que anualmente destina a maior verba para consumo: R$ 388,9 bilhões. Faz largo uso do crédito a que tem acesso, focando nas prioridades, geralmente vinculadas ao bem-estar familiar.
Cerca de 20,5 milhões de pessoas fazem parte dos experientes, 26% da classe média. Eles têm idade média de 65,8 anos. Entre eles, 41% são viúvos, 36% de autônomos e apenas 7% têm acesso regular à internet. Do total, 59% têm ensino fundamental completo e 31% não têm instrução. O consumo anual é de R$ 274,0 bilhões e está relacionado a turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos.
Os empreendedores abrangem 16% da classe média, com 11,6 milhões de pessoas, formando um grupo mais escolarizado que os demais. 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio e 19% o ensino superior. Além disso, 60% acessam a internet, a idade média é de 43 anos e 43% deles têm carteira assinada. Sendo o grupo que apresenta maior renda per capita, seu consumo anual é de R$ 276 bilhões, com investimentos em educação, eletroeletrônicos, turismo internacional, tecnologia, veículos e entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima