Quem é o consumidor brasileiro?

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De olho na qualidade, no preço e, principalmente, nos rótulos e embalagens dos produtos. Essas são algumas das características comportamentais do consumidor atual, que hoje não busca somente satisfação ao adquirir um produto, mas também diferenciais em relação a serviços, saúde e bem-estar. O novo consumidor sente a necessidade de informações detalhadas sobre os produtos, principalmente alimentos – composição nutricional, ação de ingredientes -, embalagens, rótulos, sabores e porções. Precisam ainda que as empresas tenham acesso às reclamações ou sugestões para a melhoria contínua.

A análise sobre o novo consumidor é de Thiago Lima, diretor da Sanavita, empresa nacional e reconhecida no mercado por seus alimentos naturais e saudáveis. Lima tem como base o banco de dados do Centro de Educação Alimentar Sanavita (CEAS), que atende e orienta gratuitamente consumidores de todo o país. São oito mil contatos por mês entre telefonemas e e-mails.

Segundo Thiago, há 15 anos, poucos consumidores prestavam atenção nas informações dos produtos e nas embalagens. “O máximo que checavam era a data de validade e o preço. Não questionavam detalhes técnicos”, diz. “Hoje eles pesquisam muito antes de optar por um produto. Antes as pessoas ligavam apenas para saber como usar os produtos. Agora, questionam tudo, inclusive com questões técnicas, o que exige um nível de preparação diferenciado”, afirma.