No Brasil, as pessoas com mais de 50 anos já somam 30 milhões de pessoas – mais do que a população do Chile e Uruguai juntas. Se hoje em muitos lares já há mais avós do que netos, em pouco tempo, o País deve ser também o sexto mais velho do mundo. “Isso significa que, pela primeira vez na história, a humanidade tem tempo. Tempo para viver, sonhar, consumir, se relacionar e reinventar sua história”, comenta Layla Vallias, sócia da Hype60+. Essa mudança já está em curso hoje. Por isso, se faz necessário saber quem são os novos maduros, o que consomem e o que esperam das marcas com as quais se relacionam. Afinal, eles movimentam também a economia, consumindo mais de R$ 1 trilhão todo ano, à espera de marcas que saibam dialogar com o seu momento de vida. Será que sua marca está preparada para conversar com eles?
De olho nesse movimento, a MindMiners, em parceria com a Hype60+, foi entender o comportamento dos novos maduros e seu comportamento digital. O estudo apontou que quase 80% dos entrevistados acima dos 50 anos estão dispostos a experimentar novos produtos e marcas. Já 74% dos pesquisados acima dos 60 anos se sentem abertos para testar novas tecnologias. E 71% da amostra acima dos 50 anos se consideram pessoas digitais. Para os 60+ esse número cresce para 73%. Ou seja, não existe resistência, como a maioria das pessoas acreditam.
Whatsapp (88%), Facebook (65%) e Instagram (48%) são as redes sociais queridinhas desse público. Os maduros querem estar onde todo mundo está. A facilidade de uso também faz a diferença na hora de justificarem porque essas são suas redes sociais preferidas. Além disso, eles consomem (e muito) serviços digitais considerados para jovens: 70% dos maduros entrevistados acima dos 50 consomem conteúdo na Netflix, 58% têm conta no Spotify, seja na versão paga ou freemium e 27% dos maduros entrevistados declaram usar ou ter usado sites/app de relacionamento depois dos 50.
INFLUENCIADORES? SIM SENHOR!
Outra prova de que estão conectados é o fato de que 67% dos maduros entrevistados acima dos 50 anos sabem o que é um influenciador digital, sendo que 46% desses seguem algum influenciador digital nas suas redes sociais. E eles gostam de ler, falar e ouvir sobre os mais diferentes assuntos. Os maduros estão em busca de informações sobre cuidados com a pele e cabelos, já que 55% afirmam que o principal assunto de interesse ao seguir um influenciador digital é relacionado ao universo de moda e beleza. Para 82% dos 50+ ouvidos neste estudo, o celular é o principal dispositivo para seguir influenciadores. Mais da metade (53%) dos entrevistados preferem consumir conteúdo de influenciadores digitais por vídeo, seguido de conteúdo em formato de texto (35%).
Dentro disso, a estudo revela também que 71% dos respondentes acima dos 50 anos já ficou sabendo de um produto ou serviço por indicação de um influenciador digital, 19% deles buscam informação de novos produtos com influenciadores digitais e celebridades e 75% dos que descobriram um produto por meio de um influenciador, já comprou algum produto ou serviço por indicação deste influenciador.