Mais de 1,5 bilhão de pessoas são usuárias de redes sociais no mundo e 30% dos consumidores podem ser influenciados pelas redes sociais. No entanto, apenas de 3 a 5% das empresas se beneficiam destes canais no relacionamento empresa-cliente.
Dados divulgados pela Vocalcom, fornecedora de soluções para contact centers, mostram como o social contact center na nuvem pode fazer diferença para empresas de todo o mundo.De acordo com Julien Mazerolle, diretor global de Produtos e Serviços da Vocalcom, estima-se que só no ano 2012 os mercados de distribuição, bens de consumo, bancos, financeiras e seguradoras, através das redes sociais vão gerar negócios da ordem de US$ 500 e 700 bilhões. Outra expectativa é que os negócios na nuvem movimentem, ainda em 2012, US$ 47 bilhões, com previsão de crescimento de 22% até 2020.
Em sua análise, Mazerolle destaca que o fato de a adoção das mídias sociais serem muito rápidas também contribui para otimizar este segmento. “O rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de pessoas, a TV demorou 13 anos e o Facebook conseguiu em 1 ano essa marca. Já o Twitter não precisou nem de um ano completo. No Facebook cada usuário tem pelo menos 130 amigos e se comunica em média duas vezes por dia com eles e 80% dos usuários de redes sociais são regulares. As empresas também precisam fazer parte desta realidade que influencia cada vez mais no relacionamento dos clientes com as empresas”, ressalta.