Redes sociais no fortalecimento da marca



Autora: Meriellin Albuquerque

 

Até certo tempo pouco explorado por empresas e instituições, as redes sociais eram vistas como ferramentas de pessoas comuns, que a utilizavam, única e exclusivamente, para trocar ideias e conversarem sobre variados temas e aspectos. Porém, com a forte concorrência em diversos nichos e o acirramento do atual cenário, as empresas tiveram que buscar novos players para se investir. Sendo assim, este recurso, até então, desconhecido, passou a contar fortemente com a presença destas organizações.

 

Estudo conduzido pela Agência digital 360i sobre a presença das grandes marcas no Twitter, revela que os usuários desta ferramenta citam pouco as grandes empresas em suas mensagens. Com todos os investimentos de marketing destas grandes corporações os resultados ainda são pequenos. Segundo o documento, 90% das mensagens que são postadas no microblog são enviadas por pessoas físicas, enquanto apenas 10% vem de empresas.

 

Além disso, apenas 12% dos textos mencionam alguma marca – e na maioria destes casos a marca citada é a do próprio Twitter. O relatório revela ainda que apenas 1% dos tweets dos consumidores que mencionam alguma marca faz parte de um diálogo com a empresa em questão.

 

Num cenário de incertezas e mudanças rotineiras, como o das redes sociais, as empresas devem ficar atentas à evolução da tecnologia dentro do ambiente de negócios. Caso as atualizações não sejam frequentes sua abordagem com seu potencial consumidor ou cliente poderá ficar defasada, representando prejuízos ao seu negócio.

 

O antigo, e conhecido, ditado sobre estar na hora certa, no momento certo e no lugar certo, nunca esteve tão em evidência. Marcar presença onde seu possível cliente / consumidor está pode fazer a diferença entre você e seu concorrente. As redes sociais, como o Twitter, por exemplo, já colaboraram com diversas empresas a aproximar sua relação com seu potencial cliente, seja através de reuniões ou o mantendo informado sobre os novos passos da instituição, ou, ainda, sobre novos serviços oferecidos pela empresa ao mercado.

 

Em muitos casos, o cliente localiza sua empresa/serviço através de buscadores de internet e chega a acessar primeiro sua página no Twitter ou Facebook, para só depois, caso desperte seu interesse, ver que você possui um website.

 

Aproximando os negócios e/ou serviços que sua empresa oferece e fazendo com que o máximo de pessoas saiba destes trabalhos trará maior visibilidade à empresa. Porém, a tarefa em questão não é tão simples quanto parece. Oferecer conteúdo de qualidade é apenas um dos muitos desafios que as organizações enfrentarão neste ‘mercado’. Afinal, se destacar com centenas de milhares de mensagens postadas diariamente pode requerer, em muitos casos, ajuda especializada.

 

Meriellin Albuquerque é diretora de planejamento da Ato Z Comunicação.

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