Com a tecnologia em ascensão, as relações estão se tornando cada vez mais digitais. Mesmo assim, muitas empresas ainda não utilizam corretamente todos os benefícios que o mundo virtual oferece. “O e-mail marketing foi e continua sendo, uma das principais ferramentas de divulgação, tanto pelo seu alcance, quanto pela taxa de conversão. Devidamente trabalhado com o acompanhamento de uma régua de relacionamento, tem sido responsável por gerar um alto retorno”, pontua Marcos Alex Rodrigues, diretor da CML (Central Mailing List), que defende o uso desta estratégia em todas as fases do negócio.
Importante na realização de ações de marketing, tanto inbound, quanto outbound, a régua de relacionamento é um conjunto de atividades feitas durante todo o processo de marketing e a partir de sua criação. Nela é possível definir quais são os passos a serem seguidos para atingir o melhor resultado. “A ferramenta permite um controle maior de toda a operação, deixando todos os envolvidos cientes do que precisa ser feito em cada momento”, explica o executivo.
Assim, após a empresa incorporar o e-mail marketing como uma estratégia de divulgação e comercialização, além de um banco de dados devidamente segmentado, é necessária a utilização da régua de relacionamento para a manutenção do relacionamento visando a potencialização dos resultados. Rodrigues ainda sugere que as comunicações sejam enviadas nos seguintes momentos: após cadastros; durante o processo de compra; pós-venda e na identificação de carrinhos abandonados como um estímulo para o cliente retomar a compra. Além de estratégias de vendas e informativos que não sejam apenas e-commerce.
Por se tratar de um a interação em longo prazo com o cliente, que vai desde o início de pesquisa do produto até a pós-compra, a régua precisa de um conteúdo que seja atrativo e humanizando para que aproxime o comprador e não o contrário, passando a impressão de spam e sendo automaticamente descartado.
Atuando a frente de estratégias de marketing, as ações da Central Mailing List estão presente em todas as etapas, desde a seleção do público-alvo, a quantidade envolvida, as mídias que serão utilizadas, as tarefas que as áreas executarão, quantidades de pessoas envolvidas, quais os períodos de respostas das ações, até a finalização, conclusão e mensuração das ações.
O mais importante, em todas estas fases, é demonstrar o interesse pelo comprador, buscar compreendê-lo e para atender suas necessidades sem ser chato e robotizado, mostrando que também há um ser humano por trás da tela. “Afinal, a maioria dos clientes passam pelo mesmo processo de compra e estar atento para cada uma delas, faz com que eles não saiam do seu funil de vendas”, conclui o diretor.