O que diferencia as diversas empresas que competem no mesmo segmento, com produtos e preços semelhantes é o relacionamento. “Hoje em dia são poucas as empresas que conseguem manter um excelência no padrão de atendimento, desde aquelas que trabalham com o varejo até as empresas de serviço”, comenta Rodrigo Geammal, diretor executivo da Elos Cross Marketing.
Geammal faz uma analogia com o conto da lâmpada mágica afirmando que se o gênio da lâmpada aparecesse e o desse o direito a três desejos um deles seria duplicar o carisma, a atenção e a cumplicidade com seus clientes. “Mas como encontrar uma lâmpada mágica não é fácil, investimos em treinamento. Outra solução que encontramos foi abordar os temas relacionado ao atendimento em todas nossas reuniões semanais para trocarmos experiências e melhores práticas”, explica.
“Os colaboradores da agência são estimulados a pensar “fora da caixa” visando ampliar melhorias constantes na agência. Outra ação, que visa estimular a criatividade, é o espaço de convivência que existe na sede da Elos, que tem como objetivo oferecer ao funcionário um momento de relax no dia”, conta o diretor sobre estratégias internas que fazem diferença no desempenho da empresa.
Para a Caraigá Veículos o diferencial de uma PME está depositado no relacionamento com o cliente. A concessionária baseia-se em qualidade no atendimento, cumprimento de prazos e tratamento personalizado para ganhar a fidelização do cliente. “Gestão de relacionamento é uma estratégia organizacional que parte do princípio da personalização do atendimento dos melhores clientes de cada empresa”, completa Fernanda Amorim, gerente de marketing da Caraigá.
A gerente conta que a Caraigá oferece diferencias, como por exemplo a possibilidade de levar o veículo até a residência ou o trabalho do cliente para que realize o test drive. “Temos um canal de relacionamento estreito com todos os clientes que colabora no processo de melhoria e reverte em satisfação”, comenta Fernanda.
“A fidelização do cliente se deve ao tratamento que ele recebe. Devemos tratar sempre de forma respeitosa e posicionando o consumidor sobre todos os detalhes do serviço que está sendo prestado a ele”, finaliza Fernanda.