A busca por proporcionar bons momentos ao cliente é constante, já que são inúmeras as ações para tentar encantá-lo e fidelizá-lo. Dentro disso, algumas empresas aproveitam para mexer com os cinco sentidos, em uma tentativa de usar a experiência sensorial para surpreendê-lo. Segundo Valéria Rodrigues, sócia diretora da Officina Sophia Retail, se bem aplicado, ações sensoriais têm a capacidade de gerar uma conexão emocional com as marcas, que são mais duradouras do que as mais simples. “Essa ação gera uma aproximação da marca com o seu consumidor. Sabemos que, ao despertar sentimentos positivos, criamos uma relação emocional do indivíduo com a empresa”, afirma. A especialista conta que as a estratégias com foco na experiência sensorial tem o poder de influenciar a decisão de compra do cliente e criar um vínculo com a marca, que permanece na memória dos sentidos.
Nesse sentido, a loja física é um espaço cheio de possibilidades para proporcionar a experiência sensorial, e isso explica o fato de, segundo Valéria, o varejo ser o segmento que mais tem se beneficiado dessas estratégias. “A vantagem é que na loja física tudo pode acontecer. É aí que o marketing sensorial ganha relevância: um cenário onde os consumidores podem interagir de diferentes formas com os produtos”, comenta. Hoje, as marcas investem desde o simples uso de uma fragrância para aromatizar o ambiente, até ações maiores, com experiências diferentes. Um exemplo citado pela especialista é a inauguração de uma exposição temporária em Nova York, da Sephora, chamada Sensorium, para falar sobre a memória olfativa. “No espaço, o visitante percorria uma jornada repleta de experiências olfativas, táteis e visuais. A Sephora explorou de maneira lúdica a história da perfumaria e a conexão dos aromas com a vida dos consumidores”, conta.
Na visão de Valéria, o uso do marketing sensorial deve fazer parte de uma estratégia para agregar valor à imagem da marca, gerar um diferencial e aproximar cliente e marca, e não apenas porque a moda é essa. Utilizar marketing sensorial por modismo faz com que a empresa destine recursos para ações que não impactam o seu público-alvo. “Gerar uma experiência positiva exige, antes de tudo, definir o posicionamento da marca e elaborar uma estratégia que esteja em linha com os objetivos da marca. Ações isoladas ou distantes do posicionamento são efêmeras. O marketing sensorial tem o poder e o objetivo de gerar conexões duradouras”, conclui.