Com a reativação do conselho de clientes, a Claro quer evidenciar a importância dessa ferramenta, que vem para aproximar o cliente da operadora. O diretor de atendimento da Claro, Altivo Oliveira, afirma que antes do término do primeiro semestre já haverá a primeira reunião da nova fase do conselho, agora mais estruturado e direcionado.
A formação do conselho de clientes da Claro será composta por 13 pessoas. “O grupo é formado por seis usuários que não têm vinculo nenhum com a indústria de telecomunicações, seis pessoas vindas de entidades de defesa do consumidor, ou, associação, e, um funcionário da diretoria de atendimento ao cliente da empresa, o qual atua como o secretário do conselho”, explica. Oliveira também revela que na primeira reunião, o conselho faz a votação do presidente e do vice, que vão serão compostos pelos usuários ou pela entidade.
Quanto aos resultados que a Claro já obteve junto ao conselho, o executivo esclarece que o trabalho é rico em detalhamento de processos. “Nossa experiência mostrou a simplificação dos procedimentos de relacionamento empresa e consumidor, tornando a vida deste mais fácil e fazendo com que a companhia seja mais eficiente na solução ou na resolução do item solicitado pelo cliente”, pontua.
A Claro tem grande expectativa de que o conselho auxilie nas melhorias do processo de faturamento e na detecção dos problemas de qualidade de rede. “É notório ,no mercado ,uma busca incessante das operadoras em obter uma sintonia com cliente, do ponto de vista do bom entendimento do que está sendo cobrado”, diz Oliveira, que aposta também nas inovações que estão por vir. “Nesta nova fase, o desafio é estruturar adequadamente o conselho e investir nas tecnologias. Queremos escolher um mediador que seja uma pessoa com um viés técnico e que consiga conduzir a reunião pra que a gente tenha o máximo de resultados possíveis. Não queremos cair na vala comum de fazer reuniões com apontamentos e de itens perceptíveis, mas que a gente tenha um encontro mais rico e mais direcionado”, conclui.