As novidades tecnológicas que apóiam o relacionamento com cliente foram discutidas ontem (16/06) durante o Ciab 2009, na palestra “Tecnologias para melhor atendimento”. A busca pela excelência e avanços no atendimento virtual foi o principal tema debatido.
O atendimento totalmente virtual é a principal meta do banco chileno BCI. Entre as novidades já alcançadas, pontuadas por Mario Gaete, do BCI, estão: a internet como canal de vendas e a oferta de serviços para clientes remotos, ou seja, que somente fazem transações via internet ou telefone, sem a presença física nas agências. Gaete também pontuou os avanços na área de segurança para possibilitar essas transações.
No Brasil, o case do banco Caixa trouxe o sucesso do Feirão Caixa. Solange Bertucci, da Caixa, contou que para oferecer rapidez no atendimento dos feirões são instaladas mais de 1.500 estações de trabalho e cerca de 30 soluções on-line. Esse escopo tecnológico permite que o cliente possa escolher seu imóvel e ter o financiamento liberado para efetuar a compra na mesma hora.
Entre as novidades tecnológicas do último Feirão, que ajudaram na decisão dos clientes, esteve o Earth Walker. Com ele, o mapa do local do imóvel é projetado no chão e as pessoas podem caminhar sobre ele para conhecer a vizinhança da sua futura residência. Para isso, o sistema está interligado com o Google Earth e os pés das pessoas funcionam como o mouse para indicar os caminhos a serem exibidos.
O sucesso de público na interface na internet do Feirão fez com que o site permanecesse no ar, assumindo o lugar dos feirões (realizado durante três dias) no restante do ano. Solange credita a vitória aos serviços que são prestados por esse site, desde a simulação do financiamento, até o cálculo dos impactos da prestação no orçamento familiar, ajudando aos clientes das classes mais baixas a planejarem melhor a compra do imóvel.
“Criamos um feirão permanente on-line, que permite a simulação do financiamento pela Caixa e o contato com as construtoras para a compra do imóvel, financiado pela Caixa”, disse. De acordo com a executiva, a site teve 1,5 milhões de visitas no primeiro dia e no último Feirão foram contabilizados R$1,8 bilhões em financiamentos. “Com este case, descobrimos que habitação é um grande negócio para a Caixa”.