Resultado pontual



A atividade econômica do País registrou queda de 0,2% em novembro ante o mês de outubro, segundo indicador Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira, 27. Para o professor da EAESP-FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), Fábio Gallo Garcia, esse resultado é pontual. “A tendência é que o PIB brasileiro cresça em média 4,7% em 2010. A previsão do último relatório Focus é ainda maior: 5,26%”.

 

Entre os setores, a expectativa, de acordo com o relatório Focus, é de crescimento nos PIBs da indústria (7,89%), agropecuária (4,28%) e serviços (4,41%). “O Brasil está vivenciando um círculo virtuoso da economia. Quando há maior postos de trabalho, consequentemente há um maior volume de renda, o que gera mais consumo. Com o consumo em alta, o comércio repõe seu estoque e a indústria, por sua vez, passa a produzir mais”, explica.

 

Entretanto, o professor alerta que é preciso ter cuidado com essa onda de crescimento. “O crescimento pode gerar uma bolha e, além disso, temos o problema do déficit da conta-corrente. O Brasil precisa fazer uma reforma administrativa e, sobretudo, tributária para ter condições de se tornar uma potência mundial nos próximos anos”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima