O trabalho de construção da marca Totvs foi o grande case reconhecido pelo Fórum As Grandes Sacadas do Top de Marketing na categoria institucional. O diretor corporativo de marketing da Totvs, Marcelo dos Santos, apresentou ao público do evento a estratégia utilizada pela empresa, resultado de uma consolidaçao de 24 companhias, entre elas, Microsiga, Datasul, BCS, Softeam e RM.
De acordo com Santos, “2009 seria o ano em que apresentaríamos a Totvs como marca de maneira forte”. Com pouco tempo de criação – cerca de cinco anos – a empresa precisava apresentar o grande portfólio que reunia e, principalmente, apresentar ao mercado a estratégia de trocar todas as marcas por uma marca nova.”O marketing teve a grande missão de transferir toda essa força das marcas para uma marca só”, concluiu Santos.
Com bom humor, a primeira fase da campanha tratou de expor a marca, seu conceito e a forma correta de pronunciar o novo nome que chegava ao mercado. Totvs lê-se “Totus”, já que tem origem em uma palavra grega. Foi preciso também reforçar a crença, filosofia e valores da marca, que já nasceu com mais de 19 mil funcionários e presença em 23 países, lembrou Santos.
A campanha premiada, que teve como “garota propaganda” a jornalista Marília Gabriela, tem como prova dos resultados “o valor atual da marca em R$ 644 milhões, 21 vezes o total investido em marketing, em apenas um ano de trabalho”, reforçou o diretor.