A Salesforce anunciou um novo conjunto de ferramentas para que profissionais de marketing possam se engajar com os clientes no Instagram. As novas soluções fazem parte da suíte de produtos de Marketing Cloud: Social.com, para o gerenciamento de campanhas publicitárias em escala; Active Audiences, para desbloquear e sincronizar os dados de CRM no Salesforce para otimizar a publicidade; e Social Studio, para publicação, engajamento, serviço ao cliente e analytics.
No mundo digital e móvel, era difícil encontrar um canal em escala para rivalizar com a TV em sua capacidade de engajar fortemente os consumidores com a beleza da imagem visual. Isso até surgir o Instagram, lançado no fim de 2010. A plataforma atraiu e atrai um grande público ansioso por usar suas câmeras de smartphones cada vez melhores e compartilhar o que capturou em um canal exclusivamente dedicado à narrativa visual. Os filtros tornaram a experiência ainda mais interessante e nasceram comunidades de fãs em torno de diferentes interesses, como moda, alimentação e viagens.
Não demorou muito para que profissionais de marketing reconhecessem essa adoção global e as marcas começaram a estabelecer sua presença também nessa rede para tirar proveito dos níveis de engajamento, que hoje incluem 70 milhões de uploads de fotos e 2,5 bilhões de likes por dia. Marcas globais como L´Oreal, McDonald, KLM e Chobani estavam entre os primeiras a entrar no Instagram, utilizando-a para se envolverem com os clientes, converterem fãs em defensores da marca e encontrarem novos públicos. Quando a plataforma lançou inicialmente seu serviço de publicidade em 2013, sua comunidade de usuários era de 150 milhões de pessoas. Em junho deste ano, ela já contava com mais de 300 milhões globalmente. De acordo com um relatório recente da eMarketer, é esperado que o Instagram represente mais de 10% das receitas globais do Facebook em 2017. Incluindo 28% de toda a receita proveniente de anúncios em dispositivos móveis nos Estados Unidos.
A Salesforce já vem observando que algum de seus clientes já estão tendo sucesso com consumidores, ao sincronizarem dados de CRM e listas de emails com publicidade digital. Por exemplo, a operadora do parque de diversões Cedar Fair viu um ROI de marketing de três vezes ao vender ingressos para a temporada a clientes do ano passado que haviam comprado um passe para um dia, e para pessoas com perfis parecidos a esses clientes. Ou a Apartments.com, que viu um aumento de 35% nas taxas de engajamento e um custo 30% menor para direcionar o tráfico online para sua promoção usando o Active Audiences, para atingir assinantes e consumidores com perfis semelhantes.
Assim, com a integração da Salesforce Marketing Cloud e o Instagram, os profissionais de marketing podem: anunciar, por meio da compra e gerenciamento de publicidade na rede com o Social.com, tendo uma plataforma única para Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn; publicar, feito com o Social Studio, permitindo divulgar o melhor conteúdo; engajar; servir e analisar. “Como o Instagram diz de forma tão eloquente, as imagens são uma linguagem universal. A Salesforce está agora entusiasmada em oferecer aos profissionais de marketing a oportunidade de ampliar seu alcance a clientes em um dos canais móveis que mais propicia engajamento, e coordenar esses esforços com todos os outros canais na jornada do consumidor”, conta Scott McCorkle, CEO da Salesforce Marketing Cloud.
“Na Salesforce, temos uma história de liderança e inovação na publicidade digital e marketing em mídias sociais. Nós somos um parceiro de todas as principais redes sociais, incluindo o Facebook, onde nós somos um Facebook Marketing Partner através de Ad Technology, Content Marketing, Community Management e Audience Onboarding. Além disso, a Salesforce é uma parceira de lançamento dos programas Ads API, do Twitter; do MarTech Developer Alpha, do Pinterest; e do Sponsored Updates, do LinkedIn”, adiciona o executivo.