Análise realizada no primeiro semestre de 2024, considerando a base ativa de Smart TVs Samsung traz dados e insights relevantes sobre a categoria de esportes e sua audiência
Considerando uma base ativa e conectada de mais de 18 milhões de Smart TVs em todo o país, o que equivale a mais de 72 milhões de potenciais consumidores, 91% do tempo dedicado a conteúdos esportivos é para a modalidade Futebol, principalmente, durante as transmissões ao vivo, debates e grandes campeonatos. Do futebol ao automobilismo, o esporte é uma paixão nacional onde os fãs dedicam horas a esse tipo de conteúdo. A constatação é da Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung Electronics, que traçou o cenário de consumo de conteúdos de esportes em CTVs da marca – o Sports Lovers. Adicionalmente, foi possível elencar as de maior audiência, como: 1º Futebol; 2º Baseball; 3º Hockey; 4º Futebol Americano; e 5ª Fórmula 1.
Também conhecidos como “turistas”, os consumidores de CTVs navegam inter e intraplataformas e, neste levantamento, foi considerado o usuário gamer que, por sua vez, são heavy users de todas as plataformas. E aqui, quando o assunto é jogos, o Esporte também é um dos favoritos – 1º Ação e Aventura; 2º Shooter; 3º Esportes e Lutas; 4° RPGs e 5º Jogos de plataforma;
Potencial de engajamento
Ao aprofundar os dados analisados, Samsung Ads destaca que Esportes apresenta um grande potencial para marcas se conectarem com suas audiências. Ao incluir CTV no mix de meios para investimentos publicitários, tanto para ações pontuais quanto de longo prazo, o alcance e efetividade de campanhas podem ser atingidos nesta “categoria de milhões” e os dados abaixo reforçam: mais de 44 milhões de hora dedicadas, por mês, considerando toda a base para o consumo de conteúdos esportivos. São 10% do tempo total de +400 milhões/horas/mês dedicadas ao consumo de conteúdos no linear tradicional (aberto ou pago); mais de 7 milhões de Smart TVs ativas e conectadas consumindo conteúdos esportivos e todas habilitadas a receber publicidade; e mais de 28 milhões de potenciais consumidores e fãs de esportes nacionais e internacionais.
A força do interesse por conteúdo de esportes motiva tanto o público feminino quanto o masculino. E a predominância da audiência feminina é notável em CTVs – 51% das 40 milhões de horas dedicadas por mês ao consumo de esporte. Quando comparados em preferência, há uma similaridade no Top 3 de modalidades esportivas mais assistidas:
Mulheres 1º Basquete 2º Atletismo 3º Tênis 4º Ginástica Olímpica 5º Vôlei 6º Baseball 7º Rugby 8º Boxe 9º Ski 10º Hockey Homens 1º Basquete 2º Tênis 3º Atletismo 4º Ginástica Olímpica 5º Baseball 6º Vôlei 7º Rugby 8º Boxe 9º Hockey 10º Ski |
Brasil, um país apaixonado por esportes
De acordo com o mapeamento do consumo de conteúdo de Esporte nas Smart TVs Samsung, a categoria é relevante de norte a sul do país, sendo o Futebol líder absoluto de audiência seguido por Automobilismo e Futebol Americano (exceto na região Norte onde o MMA substitui o Futebol Americano na 3ª posição).
Aprofundando os dados por região, a de maior consumo é a Sudeste registrando 23 milhões horas/mês dedicadas a conteúdos esportivos. Na sequência vem a Nordeste com 7 milhões de horas mês, a Sul com 5 milhões de horas/mês, Centro-Oeste com 3 milhões de horas/mês e, então, a Norte com 2 milhões de horas/mês.
A jogada certa: conectar, impactar e engajar
Equilíbrio, segmentação e relevância são os principais ingredientes para as marcas atingirem os milhares de Sports Lovers. Além disso, para garantir que sua campanha chegue a cada usuário, estar em todos os pontos de consumo é o segredo, como o formato em streamings, linear e plataformas.
Hoje, os consumidores das Smart TVs Samsung consomem mais de + 1,6 bilhões de horas/mês/total de devices, seja em conteúdos lineares tradicionais (abertos ou pagos), apps de streaming ou apps de serviços bem como com consoles de games e sua marca pode fazer parte destas diversas jornadas de consumo, descobertas e diversão por meio de Samsung Ads.