No próximo dia 2 de outubro, estréia a campanha de lançamento do Renault Sandero Stepway para o mercado. Criada e desenvolvida pela Salem, agência interativa da montadora, a campanha é 100% on-line e conta com hotsite e anúncios em portais, além de uma estratégia de guerrilha para viralização de vídeos inéditos. O intuito é uma comunicação diferenciada e ao mesmo tempo moderna, inovando na criação dos anúncios para envolver o maior número possível de pessoas no lançamento. Por isso, a utilização dos canais digitais foi a principal estratégia da marca.
“O Sandero Stepway é um modelo para um público de espírito jovem, independente e que vive plugado na Internet. Alinhado a este perfil, decidimos fazer uma campanha unicamente on-line, ousada, bem planejada e baseada na inovação, no alto grau de criatividade e na capacidade de viralização”, comenta Vanessa Castanho, Gerente de Marketing da Renault do Brasil.
Segundo a executiva, a estratégia de realizar uma campanha digital é agregar ao carro modernidade, diferenciação e interação entre os consumidores. Para envolver o público-alvo antes mesmo do lançamento do hotsite, a equipe de projetos interativos da Salem preparou um plano de comunicação que incluiu a criação de dois blogs, lançados em meados de agosto, que funcionaram como teasers da campanha.
Na prática – O blog www.meucarrosematou.com, elaborado por um repórter investigativo, Alexandre Monteiro (personagem fictício), mostrava carros em situações incomuns, como se tivessem vida própria e andassem por aí cometendo diferentes suicídios porque estavam cansados de viver na cidade. Durante as investigações, o jornalista descobre que os carros “se matam”, pois não agüentam mais a vida na cidade e não conseguem enfrentar a realidade de que um novo carro não só agüenta como também mostra um novo modo de ver a cidade.
Em seguida, foi criado o blog www.canseidacidade.com, que juntou quatro pessoas em crise existencial, moradores de cidades brasileiras que, até então, aparentavam estar irritados com problemas cotidianos de quem vive nas metrópoles, tais como trânsito, poluição, falta de tempo, violência, rotina, etc. A partir do “desabafo”, as pessoas que visitaram o blog puderam compartilhar as frustrações cotidianas. Essa parte do projeto foi importante para o lançamento do hotsite, pois a idéia era lançar o carro como sendo o veículo perfeito para descobrir o que as cidades oferecem de melhor.
Após os carros “se suicidarem” e as pessoas “reclamarem” dos problemas das cidades, surge o hotsite com as soluções para esses descontentamentos: www.renault.com.br/stepway. Logo na abertura, o visitante encontra uma animação em 3D do carro e a criação de uma cidade. O carro parte de uma garagem onde são revelados todos os atributos, ficha técnica, fotos, cores, adesivos para personalizá-lo e um memorial aos carros suicidas do blog.
A animação remete ao passeio de Renault Sandero Stepway dos personagens por nove lugares interessantes de cidades brasileiras. Em cada um desses locais foi produzido um filme com uma personalidade urbana. Inicialmente serão lançados três filmes e os demais ao longo da campanha. Além da sensação de dirigir o carro, a proposta do site é compartilhar o lado bom e divertido das metrópoles, como cultura, gastronomia, street art, música, estilo, tendência.