A partir de hoje, o Santander realiza a 1ª Semana do Consumidor. Organizado pela Ouvidoria do Banco, o evento é dirigido aos funcionários e colaboradores do Banco, com o objetivo de disseminação da cultura de excelência no atendimento aos clientes. Serão apresentações com especialistas na área.
As palestras serão ministradas por Waldez Luiz Ludwig, consultor em gestão empresarial; Nadja Sampaio, editora-assistente do O Globo e responsável pela coluna Defesa do Consumidor; Diógenes Donizete Silva, da Fundação Procon; e Vanessa Butalla e Emiliano Tozetto, representantes da Serasa. As apresentações, que acontecerão durante a semana na sede do Banco em São Paulo, na diretoria regional do ABC – em Santo André – e na diretoria regional do Rio de Janeiro, abordarão aspectos técnicos, eficiência no atendimento, ética nas relações e o impacto de manifestações na imagem do banco.
“Nossa meta é sermos o melhor banco para nossos clientes. Para alcançarmos essa meta atuamos em várias frentes: desde o monitoramento de nosso trabalho nos canais de atendimento até eventos como esse, que mostram todos os aspectos envolvidos no relacionamento com os clientes”, diz Marcelo Linardi, ouvidor do Santander.
Linardi lembra que a percepção de melhoria no atendimento é lenta e gradual, mas que já é percebida: “Recebemos vários feedbacks de clientes que notam as mudanças, entre elas, funcionários mais treinados, processos, mais ágeis e o uso crescente dos canais de relacionamento do Banco”. Segundo Linardi, nas pesquisas realizadas após os atendimentos ao clientes, é visível a melhora na satisfação, com o acompanhamento caso a caso. “O resultado está aí: desde julho de 2007, o número de manifestações enviadas ao Banco Central caiu 55%”, conclui.