A SAP irá desenvolver uma solução de Big Data sob medida para atender às demandas do setor de telecomunicações. O objetivo do projeto é ajudar a simplificar a TI e promover a inovação nos negócios dos prestadores de serviços de comunicações. Desenvolvido para ser executado sobre a plataforma de processamento de dados em tempo real e em nuvem (SAP HANA Cloud), o modelo de dados vai oferecer processamento e análise de dados contextuais em tempo real para operadoras de telecomunicações.
Para permanecerem competitivas nos mercados hiperconectados e saturados de hoje, as empresas de telecomunicações precisam explorar seus enormes volumes de dados para conquistar um maior nível de envolvimento dos clientes e ter transações comerciais simplificadas em todos os canais. Também precisam de mais informações sobre o uso das redes e operações economicamente mais eficientes. “Nossos clientes nos salientam que a necessidade de acessar, controlar e interpretar grandes volumes de dados nunca foi tão grande”, afirma Theo Pappas, vice-presidente de indústrias estratégicas da SAP Brasil. “É por isso que queremos tornar mais ágil o acesso das operadoras de telecomunicações a soluções de Big Data. As telcos poderão usar informações para criar serviços inovadores, aumentar a taxa de retenção e reduzir a rotatividade de clientes, além de aumentar a receita.”
De acordo com um estudo do IDC, o volume de dados no mundo deverá crescer dez vezes nos próximos seis anos, atingindo 44 zetabytes (trilhões de gigabytes). Explorando a nova geração de tecnologias de Big Data, os prestadores de serviços podem obter mais informações sobre comportamentos e preferências dos clientes e como eles interagem com o mundo, sendo possível extrair o máximo valor desses grandes volumes de dados. Como resultado, a SAP afirma que eles serão capazes de explorar dados valiosos na organização e encontrar informações ocultas que podem se tornar novas fontes de receita. A previsão é que os clientes terão a opção de executar a solução de Big Data localmente (on-promise), em nuvem ou usando uma implementação híbrida.