Com o objetivo de realizar campanhas cada vez mais rápidas e assertivas, a Editora Saraiva adotou a Virtual Target como plataforma de envio, relacionamento e gerenciamento das ações de e-mail marketing. Antes, a editora divulgava os produtos por meio de uma ferramenta desenvolvida in house, mas que não suportava a quantidade dos disparos.
Ao intensificar as ações de e-mail marketing, em 2008, dirigidas para livreiros, professores e consumidores, a Saraiva identificou a necessidade de encontrar no mercado sistemas mais robustos e ágeis e que trouxessem a melhor relação custo-benefício. A escolha pela Virtual Target foi efetivada após a realização de teste, envolvendo 200 mil professores. Já no primeiro disparo, os relatórios entregues apontaram um banco de dados desatualizado, pois os e-mails eram devolvidos com o endereço inexistente e a higienização, após três disparos para a mesma base, era automática para mensagens a esses destinatários.
As informações permitiram à editora trabalhar na atualização do mailing e na segmentação das campanhas. Outros benefícios analisados pela Saraiva foram a possibilidade de mensurar o retorno da ação e a capacidade da plataforma sinalizar pontos em que o e-mail pode ser barrado por programas antispam.