Quando se trata de viagens e turismo, as pessoas geralmente esperam e lembram-se de momentos bons e prazerosos. Ou seja, são carregados de expectativas. E toda empresa sabe o quanto é desafiador e arriscado lidar com situações em que o público almeja muito por algo, pois qualquer experiência que prejudique tal idealização já é o suficiente para frustrá-lo e, inclusive, pode prejudicar todo o relacionamento construído até aquele instante. Justamente por saber da responsabilidade que possui com o seu público, a Tam procura constantemente por novas formas de proporcionar a satisfação dos clientes. “Sempre pensamos em promover a experiência de viagem mais completa possível para nossos clientes e estamos constantemente nos desafiando a ir cada vez mais longe”, conta o diretor de marketing, Eduardo Costa.
Mais do que o investimento em inovações e novas tecnologias, há outra estratégia adotada pela companhia aérea que permite a criação de novas relações com os passageiros e também com clientes em potencial, que são as parcerias com outras empresas. Também chamada de cross marketing, a técnica possibilita que a Tam se una a outros negócios que possuam produtos ou serviços complementares ao dela para uma oferta mais completa. “O objetivo, no final, é unir esforços para fortalecer os produtos de ambas as marcas e trazer um resultado superior ao trabalho individual”, acrescenta o executivo.
Um exemplo do benefício que a união de forças pode ser benéfica aos negócios, foi o cross marketing realizado entre a companhia aérea e o aplicativo Easy Taxi. Na parceria, os passageiros têm de 30% a 50% de desconto na corrida de táxi. “Com a parceria, oferecemos uma experiência que complementa e amplia a abrangência do relacionamento com nosso cliente, para incluir nossa presença em uma etapa da viagem da qual não fazíamos parte anteriormente”, conta Costa. Tanto esse quanto outras relações de parceria, segundo o executivo, têm como missão criar uma sinergia com os produtos e marcas da empresa. “O desejo é oferecer sempre o melhor serviço aos nossos clientes”, finaliza.