Satisfação tem ligeira alta

No mês de junho, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) fechou em ligeira alta de 0,1 pontos percentuais, atingindo 57,8%. O índice, que é medido pela ESPM, mostrou também que a indústria alimentícia foi o setor que apresentou o maior aumento na avaliação – 4,1pp, passando de 60,8%, em maio, para 64,9%. Na outra ponta, convênios médicos registraram recuo de 6,3pp – caindo de 66,9% para 60,6%. Entre as razões para a alta da indústria alimentícia se deve à boa aceitação dos comerciais de uma das marcas, aliada à avaliação positiva de produtos, que geraram grande buzz na internet. Já os convênios médicos tiveram desempenho negativo por boicote à campanha publicitária de um dos players, reclamações de consumidores, multa por descumprimento de acordo e também pelo prejuízo apresentado por outra marca.
No período, dos 23 setores pesquisados, 13 apresentaram queda na satisfação de seus consumidores, além de convênios médicos: supermercados (77,2%, com baixa de 2,5pp), eletroeletrônicos (66,1% / – 3,4pp), indústria digital (85% / – 3,4pp), personal care (89,4% / – 2,9pp), seguradoras (79,7% / – 1,8pp), hospitais & laboratórios (86,2% / – 1,4pp), transportes metropolitanos (26,3% / – 2,2pp), saneamento básico (10,9% / – 3,8pp), aviação (58,9% / – 0,6pp), drogarias (78,7% / – 2,8pp), energia elétrica (30,5% / – 4,2pp) e construtoras (46,2% / – 1,3pp).
Os demais segmentos analisados revelaram alta na avaliação. Além da indústria alimentícia, são eles: lojas de departamento (73,5% / com alta de 3,3pp), vestuário (78,4% / +2,8pp), indústria automobilística (72,4% / +2,9pp), bebidas (91,5% / + 2,7%), consumer goods (86,9% / + 3,3pp), bancos (49,6% / + 0,6pp), comunicações (36,3% / + 0,9pp), indústria farmacêutica (89,6% / + 1,5pp), gás (62,9% / + 2,4pp).

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