Depois que Edward Snowden aconselhou as pessoas a migrarem do Dropbox, Facebook e Google para serviços que deem alta prioridade à segurança e à privacidade, algumas estão dispostas a realmente fazer isso, como mostra uma pesquisa feita pela F-Secure, realizada em seis países (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil e Filipinas), com 4.800 entrevistas online. O F-Secure Consumer Values Study 2014 aponta que um grande número de pessoas mudou alguns de seus hábitos de Internet nos meses recentes, em virtude de maior preocupação com a privacidade.
Em uma recente entrevista ao The New Yorker, Snowden advertiu os espectadores, dizendo que alguns dos principais serviços de Internet são perigosos e devem ser evitados. E, no estudo, 53% dos pesquisados disseram que estariam dispostos a migrar de serviços como Google para outros serviços mais privados, para evitar a criação de perfis baseados em pesquisas. Além disso, 56% também afirmaram ter se tornado mais desconfiadas dos serviços de Internet sediados nos EUA e 46% disseram estar dispostas a pagar para ter a certeza de que nenhum de seus dados pessoais transite no país.
Já 70% confessaram estar preocupadas com o potencial de vigilância em massa por agências de inteligência de países pelos quais seus dados podem estar passando, 68% disseram que tentam proteger sua privacidade durante pelo menos uma parte do tempo, mediante o uso de navegação privada, modo incógnito ou criptografia de suas comunicações. E 57% das pessoas afirmaram não concordar com empresas usarem seus dados de perfil em troca de obterem um serviço gratuito.
Alemanha, Brasil e Filipinas mostraram alguns dos mais altos níveis de preocupação acerca de privacidade de dados. Por exemplo, ao serem perguntados se alteraram alguns de seus hábitos de Internet nos meses recentes em decorrência de maiores preocupações com privacidade de dados, em média 56% das pessoas disseram que sim (45% no Reino Unido, 47% nos EUA e 49% na França, chegando a 60% na Alemanha e 67% no Brasil e nas Filipinas).
“Os resultados da enquete mostram que as percepções estão mudando”, diz Samu Konttinen, vice-presidente executivo de segurança ao consumidor da F-Secure. “As pessoas estão preocupadas, as mensagens sobre a importância da privacidade e da segurança estão atingindo o alvo. A indústria da segurança é um jogo de confiança e muitos de nossos pares estão, agora, comprometidos com outros valores. Para as pessoas que estão prontas para começar a usar serviços realmente privados e seguros, a F-Secure tem algumas ótimas opções, sem portas dos fundos para ninguém.”