O SAS, empresa de inteligência analítica de negócios, traz para o mercado brasileiro a Solução para Gerenciamento de Fraudes, que permite o monitoramento e a prevenção de transações fraudulentas com cartões de débito e de crédito, em tempo real. O sistema analisa as transações no momento em que estão sendo realizadas e detecta os comportamentos fraudulentos, impedindo que as operações sejam concluídas.
O diretor de soluções anti-fraude do SAS, T.J. Horan, explica que o sistema incorpora técnicas analíticas e preditivas e foi desenvolvido pelo SAS em parceria com o HSBC, em 2005. A instituição financeira já implantou a solução nas unidades de negócios nos Estados Unidos, onde o sistema verifica a totalidade das transações realizadas com cartões de crédito do HSBC, de mais de 30 milhões de contas. Essa verificação leva menos de 30 milisegundos, incluindo todo o processo de autorização. Agora, o HSBC planeja utilizar a solução do SAS em oito países asiáticos e também nas agências no Reino Unido.
A solução para Gerenciamento de Fraudes do SAS também possibilita o envio de alertas, no momento em que as transações com cartões estão sendo feitas. Essas informações podem ser enviadas, por exemplo, para um terminal de controle das redes de bancos e seguradoras, ou até para o celular do titular do cartão em uso. “Essa solução adapta-se a instituições financeiras de vários portes, especialmente os bancos de varejo, que concentram grande parte das operações realizadas com o uso de cartões de crédito e de débito”, finaliza.